Olá! Continuando meu relato da visita de 1 dia aos templos de Angkor, já falei do templo “Angkor Wat”: O maravilhoso templo de Angkor Wat. Ainda visitamos Angkor Thom, Bayon, Baphuon, Terraço dos Elefantes e Ta Prohm.

Depois de almoçarmos fomos para Angkor Thom (Grande Capital), aqui foi a última capital do império Khmer, construída entre o séc.12 e 13 pelo rei Jayavarman VII com influências budista. A cidade real era murada com 5 entradas (portais), uma em cada ponto cardeal, sendo que o portal Vitória levava para o antigo Palácio e em cima de cada portal de 23 metros vemos 4 rostos gigantes de pedra.

ANGKOR THOM

angkor thom entrada

Fomos pelo portal sul. O tuk-tuk deu uma parada para tirarmos fotos e apreciar a entrada. Então, antes de chegar no portal passamos pelas estátuas, que de um lado tem 54 deuses (à esquerda da calçada) e 54 demônios (à direita da calçada). A água que vemos era do antigo fosso.

angkor thom portal

Por aqui passa de tudo, carro, tuk tuk, bicicleta.

Continuamos de tuk-tuk até chegar ao templo Bayon.

THE BAYON

bayon faces

Esse templo budista foi construído no séc. 12 também pelo rei Jayavarman VII, e fica no meio da cidade de Angkor Thom. É famoso por seus gigantescos rostos de pedra, são quase 200 rostos.

Clique para ver mais detalhes:

E o mais legal é que elas não são idênticas, cada uma tem um sorriso ou expressão diferente. E não se sabe ao certo se está representado o rosto do Buda da compaixão ou se do próprio rei. Outro ponto importante aqui são os baixo-relevos nas paredes que mostram o dia a dia das pessoas e cenas de batalhas. Há uma parte subterrânea nesse templo.

Na parte que tem o buda, uma “fiel” convida pra rezar, aí você deposita uma moeda numa bacia, ela ensina o modo correto de rezar e depois reza quando põe a fita vermelha no braço desejando bençãos pra você e sua família.

Próxima parada foi no templo hindu Baphuon.

BAPHUON

Construído no séc. 11 pelo rei Udayadityavarman II e dedicado ao deus hindu Shiva, é o segundo em tamanho depois de Angkor Wat. Em 2011 foi reaberto depois de décadas da reconstrução do seu “quebra-cabeça” com mais de 300 mil peças, ainda sobraram quase 10 mil que estão espalhados pelo templo. Levou o título de maior quebra cabeça do mundo.

baphuon escadas

Tem 3 níveis com seu estilo templo-montanha. Antes sua torre principal tinha 50 metros, hoje tem apenas 34 metros.

E ao lado tem o Terraço dos Elefantes (Terrace of The elephants), do séc.12, que como o próprio nome diz tem esculturas de elefantes, nesse terraço o rei observava seu exército voltando de alguma vitória.

angkor thom elefantes

TA PROHM

E a última parada foi no templo Ta Prohm ou templo da Angelina Jolie, ganhou esse nome depois que o templo serviu de locação para o filme “Tomb Raider” em 2001. Tem uma parte do filme onde aparece o templo, no youtube: aqui

Construído como um mosteiro budista, entre o séc. 12 à 13 pelo rei Jayavarman VII que dedicou o templo à sua mãe.

ta prohm angelina

Mas o legal desse templo é a invasão da natureza à ele, com corredores escuros e praças abertas, as árvores de 300 anos crescem invadindo as paredes criando um ambiente único de selva.

E assim terminou nosso rápida visita ao Camboja. No dia seguinte fomos de avião para Bangkok.

Mas adorei conhecer um pouco desse país, seu povo alegre e pacífico, e suas construções notáveis que são uma maravilha da humanidade.

Mais fotos na página do Facebook: aqui

OUTROS POST SOBRE O CAMBOJA:

Planejamento Camboja Tailândia e Kuala Lumpur

Camboja informações práticas

Camboja: O Parque Arqueológico de Angkor

Siem Reap: Aeroporto, Imigração e Pousada

> O maravilhoso templo de Angkor Wat

Anúncios