Olá! Recebo muito esta pergunta, qual a melhor época para visitar o Japão? Pensando nisso fiz esse post para facilitar sua escolha.

A resposta mais fácil é, venha em qualquer oportunidade que você tiver,  o Japão vai te surpreender em qualquer época. Aqui cada uma das estações do ano são bem definidas. Vai depender do que você quer ver ou fazer.

Por isso tenho que falar das estações. Cada época tem algo pra fazer. O mesmo lugar ganha outros contrastes e impressões.

E cada estação existe um costume ou atividade.

fuji chureito pagoda
Chureito Pagoda e Fuji San no Outono

ESTAÇÕES E ATIVIDADES

 • Na primavera temos o sakura (flores de cerejeiras), o costume é fazer piqueniques e apreciar as flores. Tem os locais mais procurados como parques e templos/santuários nessa época, mas por toda parte vemos as lindas Sakura, são muito bonitas perto de canais e rios também. Ainda está frio de manhã e fim da tarde para noite, mas já dá para usar casacos mais leves. Período: Março, Abril, Maio. 20 de Março (dia oficial)

shonai park nagoya japao-4
Parque Shonai – Nagoya

 • No verão é época de aproveitar praias, piscinas, rios, acampar, fazer churrascos, tem muitos festivais de verão com fogos de artifícios em todo o Japão, e abre a temporada para escalar o Monte Fuji. Os dias são mais longos mas muito quentes e úmidos, abafado é a palavra e quase não tem vento. Período: Junho, Julho, Agosto. 21 de Junho (dia oficial)

praia goza mie japao-4
Praia de Goza – Mie

• No outono, o Japão é famoso por sua folhagem colorida, as árvores e folhas ficam em tons de vermelho, amarelo, laranja as paisagens são lindas, visitar parques, montanhas, templos é uma ótima opção. O tempo é agradável mas no começo de outubro começa a esfriar, já precisa usar um casaco leve. Período: Setembro, Outubro, Novembro. 23 de Setembro (dia oficial)

Tofukuji – Kyoto

• No inverno, é ideal para esquiar, snowboard, patinação no gelo e onsens (termas de águas quentes), e tem muitos parques com iluminação noturna. O ar é seco e bem frio, e no norte do Japão (Hokkaido) há bastante neve, em Nagano e Gifu também neva e tem várias estações de esqui; em outros locais neva de vez em quando. Período: Dezembro, Janeiro, Fevereiro. 21 de Dezembro (dia oficial)

hakuba alpes nagano
Hakuba – Nagano

Lembrando que, no extremo Norte, Hokkaido o inverno é mais duradouro e com pouca chuva e no sul em Okinawa, é calor quase o ano todo. Vejam as médias de temperatura e precipitação abaixo:

sapporo hokkaido temperatura chuva

naha okinawa temperatura chuva

Fonte dos dados de temperatura e precipitação: Organização Nacional de Turismo do Japão

CHUVAS E TUFÕES

Comparado a outros países asiáticos, o Japão tem sorte de ter uma estação chuvosa relativamente leve. Geralmente a estação das chuvas (tsuyu) é de metade de Junho à metade de Julho, e tem anos que nem chove tanto. E por causa de taifus, Setembro também costuma chover bastante.

Os tufões (taifu), podem ocorrer a partir de Maio à Outubro, geralmente começa pelo sul do país. E são mais fortes de Setembro à Outubro. Há sempre avisos na tv local quando algum está se encaminhando ou passando pelo Japão.

Temperaturas médias e precipitação em algumas cidades do Japão:

Tokyo temperatura chuva

nagoya temperatura chuva

shirakawago temperatura chuva

kyoto temperatura chuva

Hiroshima temperatura chuva

Fonte dos dados de temperatura e precipitação: Organização Nacional de Turismo do Japão

ALTA/BAIXA TEMPORADA

No Japão, não é como a Tailândia por exemplo, que dá para estipular os meses de alta e baixa temporada. É mais fácil saber que datas evitar, como em 3 grandes feriados do país, onde é difícil achar hospedagem, trens e aeroportos estão cheios, e as atrações turísticas mais populares são lotadas. São eles: Ano Novo (fim de Dezembro à começo de Janeiro), Golden Week (fim de Abril à começo de Maio) e Obon (segunda semana de Agosto).

Fiz um post sobre os feriados do Japão: aqui

CONCLUINDO:

•Quer ver cerejeiras em flor esteja aqui na última semana de março à 1ª semana de Abril (Tokyo, Nagoya, Kyoto, Osaka, Himeji), na região do Fuji San, é a partir da segunda semana de Abril. Em Hokkaido é em Maio. Todos os anos são divulgados boletins pela tv e internet com a previsão do início do florescer e pico por cidade. Tem post sobre o assunto: Primavera no Japão

•Para curtir praias e festivais com comida e fogos de artifícios (fogos só em alguns lugares), fim de Julho à Agosto. Post: Verão no Japão: época de Matsuri e Hanabi e Verão

•Quer escalar o Fuji, Julho e  Agosto. Post: Fuji: Escalando o Vulcão Sagrado

•Adora as folhas coloridas de outono (momiji), a partir de 25 de Novembro à 1ª semana de Dezembro (em Kyoto) as datas mudam conforme a temperatura de cada ano. Posts: Outono

Passar a virada de Ano, não recomendo, aqui é muito sem graça, não tem fogos de artifícios à meia noite, e é muito frio. Essa é uma data que queríamos estar em algum lugar bem quente, de preferência na praia.

•Quer fazer snowboard, Janeiro, Fevereiro e começo de Março. Post: Esqui e Snowboard

Eu particularmente acho que as duas épocas mais bonitas é no Sakura (cerejeiras em flor) e Momiji (folhas coloridas de outono), as paisagens são lindas. Mas se vier nessa época reserve hospedagem com antecedência pois são épocas que os japoneses também passeiam bastante pelos locais mais famosos nesse período.

Todos os passeios no Japão que já publiquei aqui no blog: Índice de Posts Japão


E você já curtiu a página do Facebook? Curte lá 👍 =>https://www.facebook.com/aAventuraComeca
Já segue o blog no Instagram 📷 =>@aaventuracomeca ? Lá você acompanha tudo em tempo (quase) real.