Japão/Nara

O Templo Todaiji e os veados de Nara

Hoje o post é sobre passeios na cidade de Nara, localizada na província de mesmo nome que é a mais antiga do Japão, na região de Kansai. Em 2010 a cidade completou 1.300 anos. Fica à menos de 1 hora de Osaka e de Kyoto.

Kyoto é muito famosa por seus templos e santuários mas a cidade milenar de Nara também merece a visita. Eu já visitei a cidade 2 vezes, aproveitando minhas idas à Osaka.

NARA

Nara foi a primeira capital do império unificado do Japão, período de 710-794, na história do Japão chamado de Período Nara.

É o berço da cultura do Japão, aqui foi lugar onde floresceu a arte, literatura, escrita e o budismo no país, com grande influência da Coréia e China. Tanto que o kanji da escrita chinesa foram adaptados à língua japonesa e são usados até hoje. Aqui também foram feitas as primeiras moedas japonesas, antes os tecidos e o arroz era a moeda corrente.

Nara tem o maior número de edifícios designados Tesouros Nacionais do Japão. São eles: Todai-ji, Saidai-ji, Kofuku-ji, Kasuga Shrine, Gango-ji, Akushi-ji, Toshodai-ji, ruínas do Palácio Heijō e a floresta primitiva Kasugayama que formam os “Monumentos históricos da antiga Nara”, e que estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Na primeira visita fui de carro, como falei, passei na cidade quando voltava de Osaka, foi uma visita de poucas horas. Visitei o templo Todaiji.

TEMPLO TODAIJI (東大寺)

Até chegar ao templo caminhamos entre veados que vivem soltos nessa parte da cidade. Passamos pelo portão Nandai-mon (Great Southern Gate) do século 13, e pelas estátuas gigantes de Niō, deuses benevolentes com aproximadamente 8 metros de altura, que são os guardiões do templo. Sendo algumas das melhores esculturas de madeira no Japão, esculpidas por Unkei em 1203.

Recentemente foi inaugurado o Museu Todaiji (2011), que fica ao lado do Portão Nandai-mon. E tem exposições com os tesouros culturais e de arte sacra do templo. Para entrar no museu são 500 ienes, ticket combinado com o templo são 800 ienes.

Para entrar no Templo Todaiji paga-se o ingresso de 500 ienes.

O Todaiji

É um dos templos budistas mais famosos do país, pela sua importância, tamanho e por abrigar a maior estátua de Buda do Japão e a maior em bronze do mundo, e é a sede japonesa da escola Kegon do budismo. Seu nome é traduzido simplesmente como “Grande Templo do Leste” mas com apenas dois terço de sua construção original, tem o título de maior edifício de madeira do mundo.

nara templo todaiji veados-4

Comentários da Foto: O Daibutsu-den (Great Buddha Hall), com 46,4 metros de altura. Deste ângulo, eu só penso em foto perfeita como “papel de parede” ou cartão postal, Magnífica!

Foi inaugurado em 752, pelo imperado Shōmu, e era o principal e mais importante templo budista da época, sendo o centro de pesquisa e difusão da doutrina budista. Foi reconstruído duas vezes após o fogo, sua reconstrução atual é de 1692 e antes existiam 2 pagodes de 100 metros, 1 em cada lado do templo, que na época só perdia em tamanho para as Pirâmides do Egito.

O Buda Vairocana (Daibutsu)

O colossal Buda de bronze tem quase 15 metros de altura, consumiu a maior parte da produção de bronze de todo o Japão na época, pesando 500 toneladas.

nara templo todaiji veados-1

Comentários da Foto: Dá para ter uma idéia do tamanho, comparando com a muher que está à esquerda na frente dele.

Suas medidas:

Altura: 14,98 metros
Rosto: 5,33 metros
Olhos: 1,02 metros
Nariz: 0,5 metros
Orelhas: 2,54 metros

Foi destruída várias vezes especialmente por terremotos, estátua atual é de 1692. O buda encontra-se sentado em uma flor de lótus, que no budismo representa pureza espiritual.

Atrás do Buda tem a maquete com a construção original do templo. E em um dos pilares tem uma pequena abertura, dizem que o buraco neste pilar é do mesmo tamanho da narina da estátua de bronze, e tem a lenda, de quem conseguir atravessá-la vai ser abençoado com a iluminação.

Horários: Abril à Setembro 7:30–17:30. Outubro 7:30– 17:00. Novembro à Fevereiro 8:00–16:30. Março 8:00–17:00. Aberto todos os dias do ano.

Ingresso: 500 ienes

Acesso:

10 minutos a pé da estação Kintetsu Nara
15 minutos a pé da estação JR Nara

Mapa no Google: aqui

Mapa no Iphone: aqui

Página Oficial: aqui (em japonês)

OS VEADOS DE NARA

Os veados aqui são sagrados, além de serem os mensageiros dos deuses xintoístas, eles tem o título de Tesouro Nacional Natural desde 1957, pois são relacionados ao santuário Kasuga-Taisha e a lenda local, de que um deus mitológico teria vindo visitar Nara montado em um veado branco. Antigamente era punido com pena de morte quem matava um desses veados.

Comentários das Fotos: Veados em frente ao santuário Kasuga Taisha. No caminho do templo Todaiji. No parque de Nara (Nara Koen). Na estação o mascote da cidade nos dá as boas vindas. São vários os tipos de lembrancinhas da cidade com eles estampados.

Acostume-se a ver os veados por toda a parte. Eles ficam nos arredores do Parque de Nara (Nara Park), são aproximadamente 1.200 veados.

Convivem com os turistas de boa, já estão até acostumados. É vendido uns biscoitos (senbei), especialmente para quem quiser alimentá-los.

Página de Turismo de Nara: aqui (em inglês)

Mapa com as atrações da cidade: aqui (em inglês)

E acessos à Nara: aqui (em inglês)

Nesse post falei sobre a minha 1º visita à cidade, no próximo vai ser sobre à 2º visita:

Visita à Nara: o templo Kofukuji

Visita à Nara: o santuário Kasuga Taisha

Mais fotos de Nara na página do Facebook: aqui

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alterar )

Cancelar

Conectando a %s