Camboja

Camboja: O Parque Arqueológico de Angkor

Angkor está localizado à 6 km ao norte de Siem Reap. Seu nome significa cidade, era o local da antiga sede do império Khmer (séc.9 à 15). Na época foi a maior cidade pré-industrial no mundo. Patrimônio Mundial da Unesco desde 1992, é um dos sítios arqueológicos mais importantes no Sudeste da Ásia. Que se estende por cerca de 400 km2, são dezenas de templos com diferentes estilos artísticos e arquitetônicos, estruturas hidráulicas (bacias, diques, reservatórios, canais), incluindo a área florestal, atualmente sendo chamado de “Parque Arqueológico de Angkor”. Como as construções na época foram feitas por sucessivos reis, alguns templos foram construídos como templos hindus e outros com influência budista. O parque é habitado, e muitas aldeias estão espalhados por todo o parque, em sua maioria vive do cultivo do arroz.

COMO SE LOCOMOVER:

Os mais comuns são:

– Tuk-Tuk (veículo triciclo) (15 dólares)

– Carro com ar-condicionado (mais ou menos 35 dólares)

– Bicicleta (1  à 4 dólares). Essa opção é para os corajosos e aventureiros mesmo porque os templos são longe um do outro.

Os preços são por dia e para 2 pessoas. Escolhemos o tuk-tuk, pela experiência de andar nesse veículo diferente e na nossa pousada já tinham vários motoristas. Dica: aconselho a usar uma máscara de papel, pois apesar de andarmos por asfalto, do lado tem uma terra poerenta, quando você percebe já tá sentindo ela na garganta, resultado, no outro dia estava com dor de garganta.

E claro há também os tours com agências.

tuk tuk angkor camboja

Há geralmente 2 tipos de percursos: o “small circuit” (17 km) e o “big circuit” (que inclui o small e outros templos mais distantes). Mas claro você também pode personalizar o que quer ver, depende só de combinar com seu motorista.

INGRESSO:

Há 3 tipos de passes. Para 1 dia (20 dólares), 3 dias (40 dólares) e 7 dias (60 dólares). O passe para 3 dias pode ser usado dentro do período de 1 semana, não precisa ser os 3 dias consecutivos e o de 1 semana pode ser usado dentro do período de 1 mês.

Para conseguir ver todo o parque, recomendam o de 3 dias. Só compramos para 1 dia mesmo. Ah e o passe é com foto, que tiram na hora, assim pode sair para a cidade e voltar por exemplo.

Tem sempre que apresentar o passe em cada entrada do parque e dos templos. Os funcionários vestem uma camisa azul.

HORÁRIO DE VISITA:

das 5:00 às 18:00

Nota: Angkor Wat fecha às 18:00. Banteay Srey fecha às 17:00 e Kbal Spean às 15:00.

angkor thom buda

O QUE LEVAR:

Ir com roupas leves e sapatos confortáveis pois se prepare para subir muitos degraus estreitos e andar em superfícies irregulares. Protetor solar, chapéu e óculos de sol. Repelente, tem alguns templos em que você anda pela floresta.

Detalhe: para entrar em alguns templos tem que tirar o chapéu, cobrir ombros e joelhos.

Como em Dezembro e Janeiro a temperatura é mais fresca é bom levar uma jaqueta leve ou um cardigan (eu usei na parte da manhã, estava 28 graus mas ventava um pouco, mas depois o calor é grande).

E pelo parque há restaurantes ou barraquinhas de comida além de lojinhas de souvenirs.

escadas angkor wat camboja

VISITAMOS:

Como falei, fomos de tuk-tuk. Escolhemos alguns templos que fazem parte do “small circuit”: Angkor Wat, Angkor Thom, Bayon, Baphoun, Terrace of  the Elephants e Ta Prohm. Não lembro a hora que saímos da pousada mas estávamos lá em Angkor Wat às 9:30 e terminamos o passeio às 16:30. Dava para ver muito mais coisas em 1 dia. Na verdade o recomendável é ver o nascer do sol em Angkor Wat, falam que é um espetáculo. Só que para isso tem que estar lá às 5:30 da manhã. E como estou grávida (4 meses) e bem no início da gravidez tive sangramento, não quis exagerar e assim fiz um roteiro mais leve. E mesmo assim haja pernas, rsrs, anda bastante e é um sobe e desce de escadas. Mas achei o passeio maravilhoso.

Vou contar com mais detalhes sobre os templos no próximo post 😉

pedras templo angkor wat camboja 

OUTROS POSTS SOBRE O CAMBOJA:

Planejamento Camboja Tailândia e Kuala Lumpur

Camboja informações práticas

Siem Reap: Aeroporto, Imigração e Pousada

Anúncios

4 pensamentos sobre “Camboja: O Parque Arqueológico de Angkor

  1. Incrível como o Camboja é um país realmente diferente. Vide esse parque arqueológico de Angkor. Muita história, cultura e monumentos que nos fazem parecer estar dentro de um filme. Obrigado por compartilhar as dicas da viagem.

    Curtir

  2. Ola tudo bem? poderia me ajudar com informacoes se voce foi atraves de alguma agencia aqui no Brasil ou se foi com um roteiro proprio? quero ir no proximo ano mas nao sei a melhor forma de chegar

    Curtir

    • Olá tudo bem. Eu fui com roteiro próprio. E na pousada que fiquei o dono deu umas dicas e é só falar com os motoristas de tuk tuk da pousada/hotel quais lugares que quer ver que eles levam direitinho.

      Curtir

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s