Fuji/Japão

Qual trilha escolher para subir o Monte Fuji

Nos meses de Julho, Agosto e Setembro, é aberto oficialmente a época de escalada ao Monte Fuji, onde cerca de 300 mil pessoas de todas as nacionalidades escolhem essa aventura. Dependendo da trilha escolhida as datas de início são diferentes. A temporada oficial de escalada para 2016 é:

Trilha “Yoshida” de 01/07 à 10/09 e Trilhas “Subashiri”, “Fujinomiya” e “Gotemba” de 10/07 à 10/09. (Fonte das datas: aqui).

monte fuji japao topo nascer sol-10

São 4 as trilhas oficiais para subir o Monte Fuji, para facilitar elas são divididas por cores: Yoshida (amarela), Fujinomiya (azul), Gotemba (verde) e Subashiri (vermelha). A trilha de Yoshida fica na província de Yamanashi! E as trilhas de Fujinomiya, Gotemba e Subashiri ficam na província de Shizuoka. As mais populares são as de Yoshida e Fujinomiya.

São demarcadas 10 estações para subir o Monte Fuji, mas é até a 5ª estação que vai o asfalto, e de onde todo mundo inicia a escalada. Acho que só para os muito loucos ou experientes que começam do pé da montanha na primeira, e é na trilha Yoshida que tem opção de começar da base, da 1ª. As trilhas são demarcadas com cordas e tem placas em japonês, inglês e coreano.

Para chegar até a 5ª estação (início da subida), tem opção de ir de carro e ônibus em Julho, mas em Agosto, que é o pico principalmente pelo feriado de uma semana que temos aqui (geralmente entre 10/8 e 18/8), só é permitido ônibus. 

-> Ônibus para a 5ª estação de todas as trilhas, preços e horários: aqui (em inglês).

COMPARANDO AS TRILHAS:

trilhas mt fuji japao

SOBRE AS TRILHAS:

YOSHIDA (吉田ルート) amarela

É a mais popular e por isso pode ficar um pouco congestionada na temporada de escalada. Tem mais cabanas ao longo do caminho também.  É a 5ª estação mais turística, tem até uma estação de correios e uma casa de câmbio, também há a opção de alugar  cavalos, que sobem até a 7ª estação. Aqui tem um santuário, o Komitake Shrine.

Nessa trilha é possível começar da base da montanha, e na 8ª estação ela junta com a trilha Subashiri. 

O percurso para descer é uma parte feito com a trilha Subashiri e depois por outro caminho da trilha Yoshida, onde desde a 7ª estação até perto da 5ª, a descida é feita praticamente correndo, já que dá para ir escorregando pelas cinzas, em aproximadamente meia hora. É só prestar atenção nas junções do mapa da trilha

O sol nasce deste lado da montanha, então mesmo que não consiga chegar ao topo dá para assistí-lo de outra estação.

MAPA detalhado da trilha Yoshida, subida: aqui e descida: aqui

Como chegar à 5ª estação (Fuji Subaru Line 5th Station): 

– rota: “Fuji Subaru Line” (fica aberta o ano todo, só fecha se a neve atrapalhar)

– ônibus: partem das estações Kawaguchiko, Fujisan e Shinjuku (em Tokyo)

Telefones e preços para reservar as cabanas para dormir: aqui (em japonês)

FUJINOMIYA (富士宮ルート) azul

É a trilha mais curta mas também a mais  inclinada, a partir de 3.000 metros tem rochas pelo caminho. É a segunda trilha mais popular depois da Yoshida. Aqui é possível ter a vista para a bacia de Suruga.

No meio da trilha, dá pra ver a cratera da última erupção na era Hoei (1707) no lado leste do Monte Fuji. Existe até um outro percurso, o Hoei para explorar melhor a área (60 minutos).

A escalada da trilha Fujinomiya é feita atrás da montanha em relação à direção do nascer do sol, então tem menor chance de ver o sol se não conseguir chegar ao topo ou pelo menos estar acima da 8ª estação.

MAPA detalhado da trilha Fujinomiya, subida e descida: aqui (é o mesmo percurso)

Como chegar à 5ª estação:

– rota: “Fujisan Sky Line” (R152), que no inverno fica fechada.

– ônibus: partem das estações Mishima, Shin-Fuji (shinkansen), Fuji e Fujinomiya.

Telefones e preços para reservar as cabanas para dormir: aqui (em japonês e inglês)

Mais informações sobre a trilha de FUJINOMIYA: aqui

SUBASHIRI (須走ルート) vermelha

Junta com a trilha Yoshida na 8ª estação na parte da subida. O percurso para descer, é por outro caminho da trilha Subashiri ainda com a trilha Yoshida, numa junção volta pra trigha Subashiri, onde a partir da 7ª estação até perto da 5ª é feita praticamente correndo, já que dá para ir escorregando pelas cinzas, como já falei na trilha Yoshida. Só prestar atenção no mapa da trilha e placas

MAPA detalhado da trilha Subashiri, subida: aqui e descida: aqui

Como chegar à 5ª estação:

– rota “Fuji Azami Line” (R150), fechada no inverno

– ônibus: partem da estação Gotemba.

GOTEMBA (御殿場ルート) verde

É a trilha mais longa, poucas pessoas se aventuram, sendo recomendada para os escaladores com experiência e alpinistas que já escalaram o Monte Fuji. Tem poucas cabanas ao longo do caminho. Também dá pra ver a cratera da última erupção na era Hoei (1707).

MAPA detalhado da trilha Gotemba, subida: aqui e descida: aqui

Como chegar à 5ª estação:

– rota: “Fujisan Skyline” (R152), fechada no inverno

– ônibus: partem da estação Gotemba.

Tem mais uma trilha, que pode ser feita no pico, no bordo da cratera, a Ohachi-Meguri. São 4 km com tempo aproximado de 1 hora e 30 minutos para dar a volta completa.

MAIS LINKS ÚTEIS:

->-> Telefones e preços para reservar as cabanas para dormir de todas as trilhas: aqui (em inglês).

->-> Ônibus para a 5ª estação de todas as trilhas, preços e horários: aqui (em inglês). Tem preços só de ida, mas compensa comprar ida e volta, que variam entre 1.500 ienes à 3.000 ienes.

->-> Mapa de todas as trilhas juntas: aqui (pdf)

->-> Câmeras ao vivo ao redor do Monte Fuji: aqui

Página Oficial de escalada do Mt. Fuji: aqui (em inglês)

Fontes pesquisadas: 

http://www.fujisan-climb.jp

http://fujisan.rash.jp/

http://www.japan-guide.com

->-> Quer saber mais sobre a experiência de escalar o Fuji-san, o que vestir, levar e outras dicas. Vejam outro post onde conto tudo: Fuji: Escalando o Vulcão Sagrado

Anúncios

6 pensamentos sobre “Qual trilha escolher para subir o Monte Fuji

  1. Boa tarde! Obrigado por compartilhar essas informações. Eu quero subir o Fuji no começo de agosto e pretendia reservar uma cabana, mas todas que tentei estavam lotadas no dia em que tenho disponibilidade. 😦 É possível parar nas cabanas apenas para fazer refeição, mesmo sem ter reserva?
    Eu pretendo fazer a trilha Yoshida, mas minha preocupação é sobre a inclinação do caminho. Durante todo o trajeto é possível ir caminhando, sem ter que fazer qualquer tipo de escalada mais vertical (como apoiar os braços para subir)? Eu até tinah pensado na trilha Fujinomiya também, mas como você falou que é a mais inclinada eu já descartei. rs
    Essa informação que você colocou “desde a 7ª estação até perto da 5ª, a descida é feita praticamente correndo, já que dá para ir escorregando pelas cinzas” também me deixou meio preocupado. rs É possível descer caminhando, ou não tem como evitar escorregar mais rápido?
    Obrigado mesmo! 🙂

    Curtir

    • Oi Rafael. Sobre as cabanas dá sim para comer mesmo sem dormir nelas. Só que algumas fecham de madrugada. Então não fiz a trilha Yoshida mas perguntei para uma amiga que já foi por ela, e não precisa correr naquele trecho de ir escorregando pela trilha dá para andar, até tem vídeos no Youtube: http://youtu.be/nwOWXJ1GVhE e http://youtu.be/omxx53sU7Ys. Quanto a inclinação da Fujinomiya, na época nem sabia que era a mais inclinada. Mas a parte mais difícil é a partir da 8 estação que tem umas rochas no caminho mas não é uma grande escalada, só tem que apoiar e dar passos mais largos pra subir. Bom é isso, qualquer dúvida, é só perguntar. Ah e desculpa a demora pra responder mas é que acabei de ter um bebezinho. Abraços.

      Curtir

  2. Pingback: Monte Fuji agora terá Wi-Fi grátis

  3. Pingback: Anônimo

  4. Muito boa reportagem com muitos detalhes importante para quem pretende subir o Monte Fuji. Pretendo subir o Monte Fuji, estou buscando companhia…
    Será que vc sabe se tem alguma empresa/associações/agencia de turismo que possa me indicar para que eu possa ir para o Japão especialmente para subir o Monte Fuji.
    Agradeço muito pela sua ajuda.
    Itiro Toyota
    e-mail: itiro.toyota@gmail.com

    Curtir

    • Obrigada Itiro. Eu só vi tours para subir em inglês. Pela Japanican.com
      Com brasileiros infelizmente não conheço nenhuma agência que faça isso.
      Boa sorte e ganbatte!

      Curtir

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s