Olá, esse post é continuação da minha visita de 1 dia em Kyoto (Templos Toji, Nishi Honganji e a estação de Kyoto), onde visitei: templo Toji, templo Nishi Honganji, estação de Kyoto, templo Kinkakuji e templo Kiyomizudera. Da estação de Kyoto fui ao templo Kinkakuji, e depois atravessei a cidade para terminar o passeio no templo Kiyomizudera.
Se for à Kyoto, não pode deixar de ir ver esses 2 templos, Kinkakuji e Kiyomizudera.
KIYOMIZUDERA (清水寺)
Fundado em 778, antes de Kyoto se tornar capital (794), é o segundo templo mais antigo da cidade. Foi queimado várias vezes, assim seus edifícios atuais são do período Edo (entre 1631-1633). E seu nome que significa “Templo da água pura” é devido à cachoeira que tem no local, Otowa-no-taki, considerada sagrada.
Como ele fica no meio da montanha, os carros ficam em um estacionamento pago no início de uma ladeira cheia de lojinhas de lembrancinhas. Na entrada tem o lindo portão (Deva Gate) com estátuas de cães protetores (Koma-Inu), com a boca aberta que dão às boas vindas aos visitantes. Também tem um pagode de 3 andares, logo na entrada.

Deva Gate

ladeira para o templo

cães protetores

entrada para comprar o ingresso
Mapa do local:
A cachoeira Otowa-no-taki, se divide em 3 canais de água, onde se forma uma espécie de pequena poça, e acredita-se que tem propriedades terapêuticas, boa para a saúde, longevidade e sucesso nos estudos. Há um santuário xintoísta dentro do templo, o Jishu-Jinja, famoso para ter sorte no amor e conseguir casar.

Hondo

pilares com as vigas encaixadas

fila para beber a água da cachoeira

Santuário Jinshu-Jinja


Okuno-in Hall