Olá! No outono passado (Novembro/2015) fui passear em Kyoto com amigos, em 1 dia conseguimos ver 3 templos. Fushimi Inari Taisha (post: aqui), Kinkakuji (post: aqui) e o templo Nanzenji. Um é bem distante do outro então para chegar neles demorávamos uns 40 minutos de carro. Quando fomos ver mais um templo, o Eikandou (fica do lado do Nanzenji) ele já estava fechando.
NANZENJI (南禅寺)
Esse templo zen budista é muito conhecido em todo Japão por sua importância espiritual, é a sede da escola Rinzai.
Ele fica na área de Higashiyama, a leste de Kyoto. É muito procurado no outono. E tem um grande destaque pelo seu grande portão San-mon, seu aqueduto e os jardins no estilo karensui (jardim de pedras) de alguns sub-templos.
Ele foi construído pelo imperador Kameyama em 1291, sendo a primeira vila de aposentadoria de um aristocrata, após sua morte foi transformado em templo.
Pena que grande parte de suas construções foram destruídas durante a Guerra Civil, Onin no século 15. E reconstruído em 1597. Hoje em dia, além de seu templo principal, possui 13 sub-templos mas nem todos são abertos ao público. São eles: Konchi-in, Tenju-an, Kiun-in, Chosho-in, Nanyo-in, Shinjo-in, Kotokuan, Shoin-an, Bokugoan, Jishin-in, Shotekiin, Kuon-ji e Nanzen-in.
É gratuito para andar pela área do templo principal, pelo portão Sanmon e pelo aqueduto.
PORTÃO SANMON (三門)
Muitos dos templos budistas têm um grande portal chamado Sanmon. Dependendo do seu tamanho podemos “medir” a importância do templo. Eles simbolizam a entrada para o recinto sagrado (mais ou menos como o torii nos santuários xintoístas).
Esse portão é enorme, com uma estrutura de madeira de 22 metros de altura (em Kyoto o maior Sanmon é do Templo Chion-in), foi construída em 1628 pelo Todo Takatora em memória daqueles que morreram na guerra civil. Aqui tem uma famosa estátua de um bandido “Robin Hood” japonês (Goemon Ishikawa), ele se escondeu aqui atrás até ser capturado.
O que é diferente desse portão também é que você pode subir em sua varanda (é pago, 500 ienes). No último andar, tem estátuas e pinturas de Buda e uma vista panorâmica do templo e de Kyoto, inclusive muito famosa principalmente no outono.
AQUEDUTO SUIROKAKU (水路閣)
E do nada de repente avistamos um aqueduto em estilo romano.
Inspirado pelas antigas estruturas romanas, foi construído em 1890, fazendo parte de um sistema de canais que liga a cidade com o lago Biwa. O lago Biwa é o maior lago de água doce do Japão e um dos mais antigos do mundo, tendo sido formado por uma falha tectônica.
Na época era uma construção para revitalizar a cidade, e até hoje é usado para trazer água à cidade.
Como falei acima, esse templo tem alguns sub-templos que são muito famosos por seus jardins, lagos e pinturas nas portas. O Jardim Hojo (500 ienes) é o mais famoso, está listado como propriedade cultural de beleza cênica, jardim de rochas e cascalhos, cujas pedras dizem que parecem tigres e filhotes que cruzam a água; Nanzen-in (300 ienes); Konchin-in (400 ienes) e Tenju-an (400 ienes, no inverno tem iluminação noturna então é 500 ienes).
DICAS:
No outono o recomendável é ir no jardim do sub-templo “Tenju-an”.
Muitos combinam o passeio à esse templo com o Templo Ginkakuji, caminhando pelo “Caminho do Filósofo” (Philosopher’s Walk). Para isso você vai precisar de toda uma manhã ou tarde.
Outra combinação é ir também ao templo ao lado o Eikandou, principalmente ser for na época das folhas coloridas.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Portão Sanmon:
Horário: 8:40-17:00 (até às 16:30 de Dezembro à Fevereiro). Última entrada, 20 minutos antes de fechar.
Fechado: 28 à 31 dezembro
Ingresso: 500 ienes se for subir na varanda. E o preço dos sub-templos estão listados acima
Mapa no Google: aqui
De metrô: estação Keage da linha Tozai
Página Oficial: aqui
OUTROS POSTS COM PASSEIOS EM KYOTO:
Kyoto: Planejando sua visita
Templos Toji, Nishi Honganji e a estação de Kyoto
Kinkakuji: o maravilhoso templo de ouro
Kiyomizudera o templo da água pura em Kyoto
Kyoto: Fushimi Inari e seus portais vermelhos
As belas paisagens do outono no Templo Tofukuji
Arashiyama e o templo Tenryuji no Outono
Roteiro de 1 dia em Uji e Kyoto
E você já curtiu a página do Facebook? Curte lá 👍 =>https://www.facebook.com/aAventuraComeca
Já segue o blog no Instagram 📷 =>@aaventuracomeca ? Lá você acompanha tudo em tempo (quase) real.
-> Não perca os passeios e viagens ao vivo no Snapchat =>aaventuracomeca
Estou adorando o blog.
Estou indo mês que vem para Kyoto e Osaka, e região.
CurtirCurtir
Olá Anne, fico contente de saber. Você vai adorar os 2 lugares. Esse mês ainda vou colocar mais Posts que estou devendo do último passeio que fiz à Kyoto. Boa viagem;)
CurtirCurtir