Localizado na região de Kansai, a cidade e a província tem o mesmo nome Kyoto (京都, Quióto). Está à 463 km de Tokyo, 129 km de Nagoya, 43 km de Osaka, 40 km de Nara, sendo Osaka e Nara uma ótima opção para um bate e volta a partir de Kyoto.
É uma das cidades mais antigas do Japão, foi por 11 séculos (de 794 até 1868) a capital imperial do País, antes da atual Tokyo.
São mais de 2 mil templos e santuários espalhados pela cidade, um mais bonito e diferente que o outro, aqui é o lugar para conhecer o Japão tradicional, com construções bem conservadas e autênticas, pois a cidade foi poupada de bombardeios na segunda guerra mundial.
MELHOR ÉPOCA
O ano todo você vai adorar visitar esse lugar. Mas na primavera ou outono você vai se maravilhar com tanta beleza.
COMO IR
De Tokyo (東京): de shinkansen (trem bala) de 2 horas e 20 minutos (Nozomi) à 2 horas e 40 minutos (Hikari). E é uma ótima opção para quem tem o passe Japan Rail Pass. De avião o aeroporto mais próximo é em Osaka (Aeroporto Itami ou Kansai, 1ª foto acima) e depois tem que pegar trem. De ônibus de 7 à 8 horas.
De Nagoya (名古屋): mais rápido e caro de shinkansen (trem bala) de 35 à 50 minutos. Mas se você quer ter a experiência de andar de shinkansen vale a pena. De trem local JR 2 horas e 15 minutos. De ônibus 2 horas e 30 minutos. De carro pela via expressa são 2 horas.
De Osaka (大阪): tem opção de shinkansen 15 minutos ou trem rápido JR 30 minutos.
De Nara (奈良): de trem JR 50 minutos.
Um ótimo site para ver rotas de trens, horários e preços é o Hyperdia.
Site de trens da JR: aqui (em inglês)
Site de ônibus, Willer Express: aqui (em inglês)
Site da via expressa: aqui (em inglês)
COMO SE LOCOMOVER
A cidade é grande e tem muitos templos e santuários famosos para escolher, cada um com suas particularidades.
Então dependendo, para ir de um para o outro se perde muito tempo por causa do trânsito e principalmente da grande quantidade de turistas atravessando as ruas.
O trem e metrô (2 linhas) não vão até todas as atrações. Por isso se for usar o transporte público o ônibus abrange mais lugares. No website do transporte público de Kyoto tem todas as informações de como são sinalizados os ônibus, metrô, como proceder para usá-los, quais passes disponíveis, tudo com foto e em inglês: aqui
Para quem for de carro, o preço dos estacionamentos variam, por exemplo, perto de Nanzenji 30 minutos é 300 ienes. Perto do Kinkakuji 1.000 ienes pelo dia. E os mais caros ficam perto do Kiyomizudera 15 minutos 400 ienes.
Mas tem os estacionamentos públicos, geralmente em parques, que são pagos porém mais em conta, endereços e preços: aqui (em japonês)
MAPAS
Do metrô: aqui
Do metrô e trem: aqui
De ônibus por região: aqui
Da cidade e alguns templos: aqui
O QUE VISITAR
(*clique nas imagens para ir aos posts)
E ainda Palácio Imperial, Castelo Nijo, Ginkakuji, Eikando, Sanjusangendo, Gion (maikos) e Pontocho (restaurantes).
BATE E VOLTA
De Kyoto as cidades próximas e que valem a pena a visita são (clique nos links para ver sugestões de onde passear):
Kobe (Torre, Parque Meriken, Mosaic)
Nara (Todaiji, Kofukuji, Kasuga Taisha)
Osaka (Aquário, Castelo, Dotonbori, Umeda Sky Building, Universal Studios e outros)
DICAS
Pingback: Destaques da Semana 77: Kyoto, Munique, França, Winter Park | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem