Olá! Quando se fala de trem no Japão todos pensam logo no trem bala (shinkansen). Mas as ferrovias locais aqui também tem seu charme, história e muitas oportunidades para fotos.

Aproveitei que estava visitando um casal de amigos na cidade de Kinokawa (província de Wakayama perto de Osaka) e fui conhecer um famoso trecho de trem da linha Kishigawa. Meu filho ama trens.

O percurso é de 14.3km, feito em 30 minutos da estação Kishi à estação Wakayama.

Na verdade, essa linha turística foi criada após a Wakayama Electric Railway quase ir à falência.

O gerente da estação de Kishi, Toshiko Koyama adotou uma gata de rua chamada Tama. Ela vivia na estação e era alimentada também pelos passageiros, e uma das medidas para revitalizar a linha foi em 2007 nomear a gata como chefe de estação da estação de Kishi (aqui japoneses adoram mascotes, inclusive toda prefeitura tem o desenho de seu mascote), depois ela ainda virou diretora de operações. Isso fez uma grande diferença, Tama salvou a linha de Kishigawa atraindo muitos turistas e sendo notícia pelo mundo afora, inclusive na CNN.

A estação principal é a “Kishi”, que tem o formato de gato. Tem um café com tema do gato, loja de lembranças, e perto dos trilhos um pequeno santuário para a gata Tama.

Estação Kishi Tama Museum Kinokawa Wakayama
Prédio da Estação Kishi, reconstruído em 2010, parecendo a cara de um gato. Seu telhado tem estilo “Hiwadabuki” geralmente usado só em santuários, templos e algumas casas de chá.

Outra medida foi criar 3 trens temáticos com 2 vagões.

Trens com pintura temáticas exclusivas podem ser vistos em qualquer lugar do Japão, mas o interior é igual a qualquer trem comum. Esses não, além do exterior ser desenhado, dentro ele também está decorado seguindo o tema de cada trem.

São eles (Densha em japonês quer dizer trem):

Ichigo Densha (trem com tema de Morango), ele é branco com as portas vermelhas. Porque morango? A área em torno da estação Kishi é popular pela sua produção de morangos (ichigo), tem inclusive ichigogari (local para colher e comer morangos por determinado tempo e preço).

Foto 01-05-16 15 28 55

Omocha Densha ou abreviado OmoDen (trem com tema de brinquedos), ele é todo vermelho. Tem brinquedos dentro de armários de madeira com janela de vidro e máquina que vende brinquedos cápsula (Gachapon).

Foto 01-05-16 16 31 32

DSC_0305

Tama Den (trem com tema da gata Tama), ele é branco com desenhos da gata. O seu interior tem pinturas, livros sobre gatos e bancos com design de gatos. Veja fotos por dentro: aqui http://www.wakayama-dentetsu.co.jp/train/tamaden.html

Foto 01-05-16 15 45 29

Foto 01-05-16 15 45 48 (1)

Infelizmente, Tama morreu de insuficiência cardíaca em junho de 2015, a estação realizou um funeral xintoísta, lhe deu o título de “Eterno Super Chefe de Estação’ e foi consagrado como Tama Daimyojin, um kami (deus). Foi substituída por Nitama (quer dizer Segundo Tama), que já era sua ajudante oficial.

Fomos só até metade do percurso da estação Kishi até a estação Idakiso e voltamos à estação Kishi. Gastamos 310 ienes. Esse trajeto não tem nada de especial de quem já tá acostumado com as coisas daqui, são casas, plantações e um lago. Mas estar no trem é bem interessante pelo seu interior decorado.

Foto 01-05-16 16 15 39

Ah nem todas as estações dessa linha vendem o bilhete, só na estação Wakayama e estação Idakiso. Nas outras estações paga quando se chega ao destino.

Quando descemos na estação Idakiso só mudamos de plataforma para esperar o próximo trem. E no chão tinha o aviso para pegar um ticket na hora que entrasse no trem (não esqueça, pega na máquina perto da porta), e quando vai descer na estação de destino que pagamos o trajeto feito (310 ienes).

E a saída do trem é feita pela porta da frente.

Instruções: aqui

Preço: Adultos 400 ienes e crianças 200 ienes da estação Wakayama à estação Kishi

Passe de 1 dia: Adultos 780 ienes e criança 390 ienes

Mapa do percurso com pontos turísticos: aqui

Mapa no Google da estação Kishi: aqui

LEIA MAIS: Wakayama e seus locais para visitar


E para ajudar na sua viagem, o blog conta com grandes parceiros parceiros abaixo, lembrando que quando você reserva algo através destes links, ganhamos uma pequena comissão mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

Hospedagem Booking sem taxas de reserva:

afiliados booking post ferias

Real Seguro Viagem. Serão exibidas todas as opções de planos disponíveis para o destino selecionado. Você pode comparar os valores e escolher a cobertura mais adequada para sua viagem:

afiliados seguro_viagem_geral_240x400