Aichi/Japão/Nagoya e Arredores

Scmaglev: Museu dos trens em Nagoya

Olá!

A companhia privada Japan Railways, popularmente JR é um grupo de 8 empresas subsidiado pelo Estado Japonês. O Grupo JR é a principal empresa de trens do Japão.

E em 2011, a JR Central inaugurou o museu de trens em Nagoya no bairro do Porto (Minato). Em japonês chamado リニア鉄道館 (Rinia Tetsudōkan) e inglês SCMAGLEV and Railway Park.

ScMaglev nagoya museu trem japao

O museu é do lado da estação Kinjo-Futo da linha Aonami (24 minutos partindo da estação de Nagoya). Se for de carro tem estacionamento perto (700 ienes o dia, aceita cartões de crédito).

ScMaglev nagoya museu trem japao

O museu é centrado na evolução da tecnologia ferroviária de trens rápidos, principalmente na linha Tokaido Shinkansen (trem-bala) e sua próxima geração o Scmaglev (Superconducting Magnetically Levitated Vehicle). Mas também mostra a história da ferrovia com seus trens, uniformes, tickets e outros objetos. Muito interessante entrar nos modernos trens bala e nos antigos para ver sua evolução.

Ele é muito completo, podemos entrar em alguns trens, aprender sobre ferrovias através dos vários modelos e simuladores. Tem partes da mecânica dos trens expostas com botões ou alavancas para interagirmos.

ScMaglev nagoya museu trem japao

Quando entramos já nos deparamos com 3 recordes mundiais de velocidade:

ScMaglev nagoya museu trem japao

-a C26, locomotiva à vapor de 1948, maior e mais rápida do Japão, que alcançou 128km/h em 1954

-o shinkansen (trem bala) 300 X, que alcançou 443km/h em 1996.

-o MLX01 Maglev usado em testes com passageiros com o recorde mundial de maior trem de velocidade com 581 km/h.

Depois podemos ver outros trens bala, trens antigos e até 1 ônibus.

ScMaglev nagoya museu trem japao

Aqui também tem 3 simuladores: De trem bala (n700) 500 ienes por 15 minutos, trem normal 100 ienes por 10 minutos e trem com tripulação 500 ienes por 15 minutos.

Só que há um sorteio (sistema de loteria) para usá-los. Quando entramos recebemos um cupom com as 3 escolhas aí tem que colocar em uma urna específica. O resultado é exibido numa tela próxima 15 minutos antes do tempo de cada partida. Se ganhar tem que mostrar no balcão de informações e aí sim comprar os bilhetes e ir para a fila do respectivo simulador. O horário de funcionamento do sorteio é de 10:30 até 15:15.

Sala “Superconducting Magnetically Levitated Vehicle” explica de forma fácil o funcionamento e aspectos de segurança do supercondutor Maglev, que usa o fenômeno da supercondutividade com tecnologia japonesa.

O maior diorama no Japão tem como tema “Um Dia na Vida da ferrovia”. O cenário por onde passa a linha Tokaido Shinkansen, de Tokkyo à Osaka foram reproduzidas para criar cenas que são cheias de vida.

ScMaglev nagoya museu trem japao

As opções para comer são poucas, antes de entrar no museu tem uma loja de conveniência “Daily Yamazaki” e lá dentro a “Delica Station” onde podemos comprar o mesmo bento (marmita) que são vendidos nos shinkansen (trem bala) e estações principais, por isso vem frios.

Mas ano que vem (2017) vai abrir aqui perto o “Market Pier” uma área com 40 restaurantes que está sendo construída por causa da Legoland que também vai ser quase aqui do lado.

Dentro do Trem Bala

Dentro do Trem Bala

COM CRIANÇAS:

Meu filho de 1 ano e 7 meses gostou bastante, ele mesmo queria entrar dentro dos trens pra ver como é que é, e quando posava para fotos ficava tocando no trem. rsrs

Para circular pelos trens tem escadas e rampas para deficientes ou para quem está com carrinhos de bebês.

Tem local para amamentar e trocar bebês no 1º e 2º andar. E no 2º andar tem área para as crianças brincarem podendo fazer sua própria pista de trens com os famosos brinquedos Plarail da Takara Tomy, além de um pequeno escorregador no formato de trem.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Horário: 10:00 às 17:30 (última entrada às 17h)

Fechado: terça-feira (ou no dia seguinte se terça-feira é um feriado nacional e de 28/12 à 01/01.

Preços: Adultos 1.000 ienes. Crianças na idade escolar 500 ienes. De 3 a 6 anos 200 ienes. Abaixo de 3 anos gratuito

Audio Guia em português e outras línguas: 500 ienes

📍Mapa no Google リニア・鉄道館: aqui

Estacionamento pago (Times): 700 ienes o dia

Página Oficial (em inglês): aqui

Anúncios

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s