Tailândia

Dormindo na praia de Maya Bay

Maya Bay fica na ilha Koh Phi Phi Leh e é desabitada, ganhou fama depois de ter servido de cenário para o filme “A Praia” do DiCaprio em 1999, atraindo muitos turistas depois disso. 

E também é famosa por sua beleza deslumbrante, onde a praia de areia branca e fina parece ser abraçada pelas montanhas de pedra calcária que a cercam.

maya bay tailandia-2

E justamente para fugir das multidões, ainda mais na alta temporada, soube do Tour “Maya Bay Sleep Aboard”, onde você visita a famosa “Praia” no fim da tarde, com um pequeno grupo, dorme no barco e no outro dia ainda tem um pouco mais de exclusividade. 

Mas para mim foi uma experiência frustrante, e isso que pelos vários relatos que li, seria um passeio imperdível talvez até o melhor da Tailândia. Vou explicar como é o tour e depois contar o porquê do meu desapontamento.

Comentários das Fotos: Chegando em Maya Bay – Areia bem fina (muito gostoso de andar aqui, a sensação é muito boa, é areia é bem macia)

O TOUR (Dormir à bordo em Maya Bay)

O passeio custou 3.000 bath (9.450 ienes) por pessoa, compra feita online direto no site deles com pagamento por paypal ou cartão de crédito. Estava incluso: taxa de entrada do Parque Nacional ao qual a Maya Bay faz parte, água e frutas, equipamento de mergulho (snorkeling), jantar, churrasco, café da manhã, 1 “baldinho” (bucket) grátis, colchões, travesseiros e sacos de dormir, e armazenamento seguro da bagagem no escritório deles. 

O passeio é descrito como uma maneira de ver e aproveitar “A Praia” sem tantos turistas, apenas um pequeno grupo, mergulhar à noite e ver os “plânctons” que brilham no escuro e dormir no barco sob o céu estrelado.

A saída é feita da ilha Phi Phi Don às 15:00, justamente para aproveitar o Réveillon e esse passeio passamos 1 noite no hotel em Phi Phi Don

Um pouco antes deixamos a mala no escritório do tour, “Chao Koh Tour” (ao lado do Papaya Restaurant), e só ficamos com 1 mochila.

Já no escritório nos deram a notícia de que em vez de dormir no barco íamos dormir na praia, já que nesse dia seria permitido, como se fosse uma ótima oportunidade.

O barco fica no mesmo píer do ferry, é fácil de achar tem o nome do tour nele. Tem 2 andares com tapetes de borracha no chão para servir de assento, tem bebedouro e banheiro.

De Phi Phi Don para Phi Phi Leh são mais ou menos 20 minutos de barco. 

No caminho pára na “Viking Cave” com suas pinturas pré históricas, só para tirar fotos.

E então chegamos na entrada de Maya Bay e fazem uma parada de 40 minutos antes de nos levar à praia, para fazer snorkeling, nado e emprestam caiaque para quem quiser, também é servido frutas (abacaxi e melancia).

Depois nos levaram todos de barquinho para a praia antes do por do sol, com tempo para curtir e relaxar.

Depois juntaram o grupo numa esteira para jantamos e conversarmos, e lá pelas 21:30 tem churrasco com asas de frango e pão. E já mostram onde estão os sacos de dormir, travesseiros e esteira.

maya bay tailandia-4

Comentários das Fotos: Caminho para o banheiro e para o outro lado onde tem a praia Loh Sama. Banheiro Masculino.

No outro dia, acordam o pessoal às 6:00, o sol nasce do outro lado na praia Loh Sama.

Temos tempo para ainda aproveitar Maya Bay, quase 8 voltamos para o barco de longtail para tomar “café” (café solúvel, chá, pão geleia manteiga, ovo, banana). Após o café, dão 30 minutos para nadar ali mesmo e partimos. Atracamos em Phi Phi Don quase às 10:00.

Porque não gostei:

– o passeio era pra dormir no barco que ficaria ancorado na praia, tá certo que talvez já era de se esperar que não teria uma boa noite de sono, mas dormir no chão em cima de uma esteira, dentro do saco de dormir com areia vindo na cara não era o que eu esperava, fora que estava um pouco frio.

– falam que é um grupo de 20-30 pessoas mas tinha bem umas 50 pessoas, acho que por isso mesmo dormimos na praia, não ia ter espaço para todos dormirem no barco.

– aqui também não dá pra esperar muito do banheiro, isso até entendo, tem que preservar o lugar, mas não tem nenhum lugar pra lavar as mãos (tem que usar garrafinha de água mesmo, até para escovar os dentes) e também não tem papel.

– o pessoal reclamava dos guias também, que só sabiam gritar, como se tivesse dando ordens, “Maya Bay sair da água! Maya Bay, hora de dormir! Maya Bay, hora de acordar!”

– e quando alguém perguntou quando dava pra ver os plânctons, falaram é só ir lá entrar na água e tentar ver, olha o tipo dos guias.

maya bay tailandia-1

Comentários das Fotos: 1) local do jantar – 2) bucket – 3) caminho para o banheiro – 4) local que dormimos – 5) barco do tour – 6) Maya Baya ao anoitecer

O que gostei:

Realmente chegamos à praia quando ela está esvaziando, os tours vão embora, e podemos curtir o por do sol, ver a maré subir. Temos a praia só para nosso grupo. Também vimos tantas estrelas no céu (só quando subi o Mt.Fuji que vi o céu desse jeito), é incrível.

E claro a praia é linda mesmo. No filme “A Praia”, o personagem do ator Leonardo DiCaprio a descreve assim: “É o lugar mais incrível da Terra. É tão original. É como o Império Romano. Qualquer coisa e tudo acontece lá, e você pode fazer qualquer coisa ou não fazer nada (encontrar nada). Pessoalmente, acho que o povo tailandês é extremamente simpático e educado, e muito acolhedor para os estrangeiros “.

Então como disse esse passeio pra mim foi frustrante, e era um dos que mesmo sendo caro eu não quis abrir mão de fazer. Eu narro aqui minha experiência e gosto pessoal, claro que outras pessoas podem gostar, inclusive foi baseado em relatos assim que pensei que esse passeio seria ótimo mas pra mim os pontos positivos foram muito poucos em relação aos negativos. Ou tivemos o azar de pegar um dia que era permitido dormir na praia.

maya bay tailandia-7

Quando atracamos em Phi Phi Don, pegamos as malas no escritório do tour e o ferry das 10:30 de volta para Ao Nang.

*Preços em ienes estão convertidos pela cotação do Japão em 15/12/2013 > 1 bath= 3,63 ienes.

OUTROS POSTS SOBRE A TAILÂNDIA:

Planejamento Camboja Tailândia e Kuala Lumpur

Tailândia – Informações Práticas

Chegando na Tailândia

A ilha de James Bond

Ilhas Hong e sua incrível lagoa

Reveillon em Koh Phi Phi

Mais Fotos na página do Facebook: aqui

Anúncios

8 pensamentos sobre “Dormindo na praia de Maya Bay

  1. Caramba Jaque, que pena que sua experiência não foi boa! Da vez em que fomos o passeio foi completamente diferente, nós e nossos amigos adoramos. Nosso grupo era pequeno e os guias foram bem atenciosos. Ou tivemos sorte ou a qualidade do passeio caiu muito!

    Curtir

    • Oi Yasmine, pois é acho que não tivemos sorte ou foi a época de alta temporada mesmo. Li relatos de outros blogs e no Trip Advisor também elogiam esse passeio, realmente tivemos a “praia” com exclusividade, mas pra nós não compensou. Uma pena né, Maya Bay é linda!
      Beijos

      Curtir

  2. Nossa Jaque que pena q o passeio não foi tão legal!!
    Também pensei em fazer esse passeio mas o tempo pra gente não deu e acabamos só passando pela ilha na hora em que ela tava abarrotada de gente…
    Mas é linda de qualquer jeito né?!

    Curtir

  3. Olá, estou começando a pesquisar minha ida a Tailandia saindo do Nihon. Esse passeio faz meus olhos brilharem! O mais importante seria mergulhar com os “planton” além claro, de ter uma praia mais calma pra curtir ! Vou pesquisar mais e dependendo tentar o passeio apenas de meio dia!

    Excelente blog ! Está ajudando muito!

    Curtir

  4. Oi Jaque .. tava pensando em fazer esse passeio .. uma dúvida: quando vc mergulhou deu mesmo pra ver os “plantons”??
    bjss

    Curtir

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s