Camboja

Camboja: Angkor Thom, Bayon, Baphuon e Ta Prohm

Olá! Continuando meu relato da visita de 1 dia aos templos de Angkor, já falei do templo “Angkor Wat”: O maravilhoso templo de Angkor Wat. Ainda visitamos Angkor Thom, Bayon, Baphuon, Terraço dos Elefantes e Ta Prohm.

Depois de almoçarmos fomos para Angkor Thom (Grande Capital), aqui foi a última capital do império Khmer, construída entre o séc.12 e 13 pelo rei Jayavarman VII com influências budista. A cidade real era murada com 5 entradas (portais), uma em cada ponto cardeal, sendo que o portal Vitória levava para o antigo Palácio e em cima de cada portal de 23 metros vemos 4 rostos gigantes de pedra.

ANGKOR THOM

angkor thom entrada

Fomos pelo portal sul. O tuk-tuk deu uma parada para tirarmos fotos e apreciar a entrada. Então, antes de chegar no portal passamos pelas estátuas, que de um lado tem 54 deuses (à esquerda da calçada) e 54 demônios (à direita da calçada). A água que vemos era do antigo fosso.

angkor thom portal

Por aqui passa de tudo, carro, tuk tuk, bicicleta.

#angkorthom#cambodia#siemreap#angkor#camboja#temple#travel#viagem#aAventuraComeca #nofilter#AventuraNoCamboja

A post shared by aAventuraComeca Blog 🇯🇵 (@aaventuracomeca) on

Continuamos de tuk-tuk até chegar ao templo Bayon.

THE BAYON

bayon faces

Esse templo budista foi construído no séc. 12 também pelo rei Jayavarman VII, e fica no meio da cidade de Angkor Thom. É famoso por seus gigantescos rostos de pedra, são quase 200 rostos.

Clique para ver mais detalhes:

E o mais legal é que elas não são idênticas, cada uma tem um sorriso ou expressão diferente. E não se sabe ao certo se está representado o rosto do Buda da compaixão ou se do próprio rei. Outro ponto importante aqui são os baixo-relevos nas paredes que mostram o dia a dia das pessoas e cenas de batalhas. Há uma parte subterrânea nesse templo.

Na parte que tem o buda, uma “fiel” convida pra rezar, aí você deposita uma moeda numa bacia, ela ensina o modo correto de rezar e depois reza quando põe a fita vermelha no braço desejando bençãos pra você e sua família.

Próxima parada foi no templo hindu Baphuon.

BAPHUON

Construído no séc. 11 pelo rei Udayadityavarman II e dedicado ao deus hindu Shiva, é o segundo em tamanho depois de Angkor Wat. Em 2011 foi reaberto depois de décadas da reconstrução do seu “quebra-cabeça” com mais de 300 mil peças, ainda sobraram quase 10 mil que estão espalhados pelo templo. Levou o título de maior quebra cabeça do mundo.

baphuon escadas

Tem 3 níveis com seu estilo templo-montanha. Antes sua torre principal tinha 50 metros, hoje tem apenas 34 metros.

E ao lado tem o Terraço dos Elefantes (Terrace of The elephants), do séc.12, que como o próprio nome diz tem esculturas de elefantes, nesse terraço o rei observava seu exército voltando de alguma vitória.

angkor thom elefantes

TA PROHM

E a última parada foi no templo Ta Prohm ou templo da Angelina Jolie, ganhou esse nome depois que o templo serviu de locação para o filme “Tomb Raider” em 2001. Tem uma parte do filme onde aparece o templo, no youtube: aqui

Construído como um mosteiro budista, entre o séc. 12 à 13 pelo rei Jayavarman VII que dedicou o templo à sua mãe.

ta prohm angelina

Mas o legal desse templo é a invasão da natureza à ele, com corredores escuros e praças abertas, as árvores de 300 anos crescem invadindo as paredes criando um ambiente único de selva.

E assim terminou nosso rápida visita ao Camboja. No dia seguinte fomos de avião para Bangkok.

Mas adorei conhecer um pouco desse país, seu povo alegre e pacífico, e suas construções notáveis que são uma maravilha da humanidade.

Mais fotos na página do Facebook: aqui

OUTROS POST SOBRE O CAMBOJA:

Planejamento Camboja Tailândia e Kuala Lumpur

Camboja informações práticas

Camboja: O Parque Arqueológico de Angkor

Siem Reap: Aeroporto, Imigração e Pousada

> O maravilhoso templo de Angkor Wat

Anúncios

2 pensamentos sobre “Camboja: Angkor Thom, Bayon, Baphuon e Ta Prohm

  1. Que belo relato! Até parece que já estou lá. Parabéns, Jaque. Devo no próximo dezembro curtir a região. Agora uma perguntinha: lá existe uma regular estrutura (por ex., sanitários) para quem fica muitas horas visitando?

    CurtirCurtir

    Responder
    • Olá Gerson, obrigada. Nos templos não vi mas nos restaurantes tem banheiros. Mas só vi restaurantes perto do templo de Angkor Wat.

      CurtirCurtir

      Responder

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alterar )

Cancelar

Conectando a %s