Olá leitores! Vou relatar agora minha visita de 1 dia aos templos de Angkor. Visitei: Angkor Wat, Angkor Thom, Bayon, Baphuon, Terraço dos Elefantes e Ta Prohm. Nesse falei só sobre Angkor Wat.

Fizemos o passeio de tuk-tuk (15 dólares). Da pousada, a primeira parada foi na bilheteria do Parque Arqueológico de Angkor. Compramos o passe de 1 dia (20 dólares). E fomos para sua atração principal: o maior templo religioso do mundo Angkor Wat.

View this post on Instagram

Cara-crachá 😄😄 #angkorwat#cambodia#siemreap#angkor#camboja#temple#travel#viagem#rbbv#aAventuraComeca #AventuraNoCamboja

A post shared by Travel Blog 🇯🇵 (@aaventuracomeca) on

ANGKOR WAT (Cidade Templo ou Cidade Santa)

Como falei no post anterior minha visita não começou tão cedo. Começamos a ver “Angkor Wat” já eram 9:30. Já sabia que estávamos chegando lá quando vi o enorme fosso. Na hora eu pensei “Nossa, realmente eu estou aqui!” Pra mim a visita à esse lugar era mais esperada do que ir para as paradisíacas praias da Tailândia.

O fosso é outro feito da engenharia, com 190 metros de largura e 30 metros de profundidade.
O fosso é outro feito da engenharia, com 190 metros de largura e 30 metros de profundidade.

Adoro lugares históricos, fora que esse lugar tem uma arquitetura única. A história da construção de Angkor Wat é impressionante e ver tudo pessoalmente foi incrível. Até antes da viagem, vi um ótimo documentário sobre como foi construído o impressionante templo de Angkor Wat (quem quiser ver o link tá: aqui).

angkor wat camboja16

angkor wat camboja

Ele é o símbolo e orgulho do Camboja, está na bandeira nacional e é a principal atração turística do país.

Essa obra prima da arquitetura khmer foi construído no séc. 12 pelo rei Suryavarman II no intuito de ser seu túmulo. Foram milhares de pessoas para construí-lo em 35 anos.

angkor wat camboja13

Esse “templo-montanha” é dedicado ao deus Vishnu, e segundo a mitologia hindu, reproduz o céu na terra. As 5 torres representam o sagrado Monte Meru e suas montanhas, elas tem a forma de um botão de lótus. A flor de lótus no hinduísmo simboliza espiritualidade, pureza e beleza, e ela brota das águas lamacentas.

Antigamente só tinha acesso ao topo, o rei, nobres e sacerdotes. Hoje em dia, há uma fila, e é aqui que tem que tirar chapéu e estar com roupa abaixo do joelhos e ombros cobertos.

Além da sua grandiosidade e sua arquitetura, Angkor Wat é importante pelo seu valor artístico. Os baixo-relevos que retratam a mitologia hindu e as guerras do rei são notáveis. Há também os relevos das “apsaras”, as ninfas celestes, dançarinas sensuais com seios nus, que representando o ideal de beleza feminina. E nos corrimões pelo templo tem a “naga”, serpente mítica da religião hindu com 5, 7 ou mais cabeças.

Ficamos aqui num período de 2horas e meia. Fizemos umas comprinhas nas barraquinhas e depois almoçamos em dos restaurantes que ficam em frente e depois fomos para Angkor Thom (“Grande Capital”).

Geralmente a duração para ver Angkor Wat é de 2 horas ou até a metade de 1 dia, ele é muito grande, tem tantos detalhes, nos pilares da estrutura, nas paredes e torres, adorei andar pelos corredores que parecem infinitos. E aqui é um local muito famoso para ver o nascer ou pôr do sol.

Termino com uma frase que li relatado sobre um dos primeiros ocidentais a ver Angkor Wat, o Frei português Antônio da Madalena, que o visitou em 1586, e descreve um pouco o fascínio por essa construção: “… uma construção de tal modo extraordinária que não é possível descrevê-lá por escrito, especialmente é diferente de qualquer outro edifício no mundo. Possui torres, decoração e todos os refinamentos que o gênio humano pode conceber”

Mapa no Google: aqui

A visita aos outros templos nesse mesmo dia vai ficar para o próximo post, tinha que dar um destaque maior para essa beleza arquitetônica que é Angkor Wat 😉

OUTROS POSTS SOBRE O CAMBOJA:

Planejamento Camboja Tailândia e Kuala Lumpur

Camboja informações práticas

Camboja: O Parque Arqueológico de Angkor

Siem Reap: Aeroporto, Imigração e Pousada

Mais fotos na página do Facebook: aqui