Arashiyama (嵐山) é um distrito que está localizado à 10 km a oeste do centro da cidade de Kyoto, é um destino popular desde o Período Heian (794-1185), quando os nobres iam à região para desfrutar de seu ambiente natural,  e hoje, a área tornou-se um dos locais turísticos mais populares em Kyoto principalmente na época de Sakura e das Folhas de Outono.

jardim tenryuji kyoto

Eu fui à região na época do outono (última semana do mês de Novembro), aqui a natureza é abundante, tem muitos templos para visitar, o bosque de bambus, a ponte Togetsukyo, e um famoso passeio de trem (Sagano Scenic Railway) por entre a paisagem colorida das folhas vermelhas, alaranjadas e amarelas. Tem post sobre o passeio de trem no blog Nós no Mundo: aqui

É muita coisa para ver, tem até locais onde alugam bicicleta. Como eu só fui ao fim da tarde nessa parte, só consegui ver uma parte dos bosques de bambu e o templo Tenryuji. Outros passeios que fiz nesse dia estão aqui: Kyoto no Outono: Fushimi Inari e seus portais vermelhos e As belas paisagens do outono no Templo Tofukuji.

reprodução: japan-guide.com

Da estação de Kyoto até a estação Saga-Arashiyama pela linha JR Sagano, são 16 minutos e custa 230 ienes (2,40 dólares).

Da saída da estação até os bosques são poucos minutos à pé. A concentração de pessoas é grande nessa parte, é só ir seguindo o povo, o pessoal já anda até na rua mesmo (apesar que as calçadas daqui já são pequenas ou não existem, rsrs).

arashiyama kyoto japao

BOSQUE DE BAMBUS (BAMBOO GROVES)

Possui uma trilha de 100 metros, com bambus de um lado e outro, que criam uma espécie de túnel natural, as fotos ficam lindas e místicas. Mas para conseguir tirar foto sem ninguém no caminho, tem que chegar cedo.

bambu arashiyama sagano japao

Ao lado do bosque está o templo Tenryuji.

TEMPLO TENRYUJI (天龍寺)

Seu nome significa “templo do dragão celestial”. É o primeiro no ranking dos 5 grandes templos Zen budista de Kyoto, e o templo principal da escola Rinzai da seita Rinzai Zen Budismo, está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Construído em 1339 pelo Shogun Ashikaga para acalmar o espírito do antigo Imperador Go-Daigo, após um sacerdote zen sonhar que Go-Daigo subiu do rio Oi em Arashiyama na forma de um dragão de ouro.

O templo era um complexo de mais de uma centena de edifícios mas grande parte foi queimada em incêndios e guerras civis, os edifícios datam do final do século 19. Só o jardim permanece em sua forma original, criado pelo monge e designer famoso Muso Soseki (também serviu como primeiro sacerdote a cabeça de Tenryuji) no séc. 14.

O lindo jardim zen japonês de pedras, que com o lago e as montanhas atrás formam um dos mais elegantes jardins japonês.

jardim tenryuji kyoto1

Horário: 8:30-17:30 (até 17:00 do final de Outubro até o final de Março)

Aberto todos os dias do ano

Ingresso: 500 ienes adultos (um extra de 100  ienes para a entrada dos edifícios do templo), 300 ienes crianças, gratuito para crianças até a escola primária.

Mapa no Google: aqui

Mapa no iPhone: aqui

Página Oficial: aqui (em japonês)

Mais Fotos na página do Facebook: aqui

OUTROS POSTS COM PASSEIOS EM KYOTO:

Templos Toji, Nishi Honganji e a estação de Kyoto

Os templos Kinkakuji e Kiyomizudera