Japão/Kyoto

Kyoto: Fushimi Inari e seus portais vermelhos

Kyoto é uma cidade linda, e que vale muito a pena conhecer em qualquer estação do ano. Mas no Outono sua beleza é imbatível. O cenário das cores é lindo demais,  parece uma pintura, cenas de ficar maravilhados. Uma obra viva da natureza.

Fiz esse passeio na última semana do mês de Novembro, e em 1 dia visitei:

O Santuário Fushimi Inari Taisha, Templo Tofukuji, almocei na Estação de Kyoto e depois fui para a região de Arashiyama (Templo Tenryuji e Bambus).

roteiro kyoto fushimi tofukuji tenryuji

clique para ver mais nítido

Nas outras 2 vezes que fui à cidade já havia visitado os templos mais populares Kinkakuji, Kiyomizudera, Toji. (Post deles: Templos Toji, Nishi Honganji e a estação de Kyoto e Os templos Kinkakuji e Kiyomizudera). O legal é que já fui para Kyoto, de carro, trem bala (shinkansen) e trem regional/local, é uma cidade com fácil acesso. Para ir de um ponto ao outro da cidade dessa vez só usei trem.

fushimi inari taisha

O Fushimi Inari Taisha é um santuário xintoísta dedicado a Inari, deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas, e sucesso e prosperidade nos negócios. Representado tanto como deus masculino e feminino.

Fundado em 711 é a sede de todos os 40 mil santuários dedicados a Inari que existem no Japão.

Na verdade, esse não é um dos locais populares para se ver a coloração das folhas de outono, mas faz tempo que queria visitar esse santuário, famoso pelos seus 10.000 torii’s (portal japonês) vermelhos.

Torii é um portão tradicional japonês, ligado à tradição xintoísta e assinala a entrada ou proximidade de um santuário (Fonte Wikipedia). Marcando a transição entre o sagrado – o interior do templo – e o profano, o mundo exterior.

Partindo da estação de Kyoto para a estação Inari (a mais próxima ao santuário) são 5 minutos pela linha JR Nara Local e  custa 140 ienes (1,49 dólares). Logo que saímos da estação Inari, tem um portal enorme do outro lado da rua, aqui já começa o templo que fica na montanha. A entrada é gratuita.

E a partir daqui já começamos a ver a primeira raposa. São várias por todo o santuário, elas são consideradas mensageiros de Inari. Os japoneses tradicionalmente vêem a raposa como uma figura sagrada, e misteriosa com habilidades sobrenaturais de “possuir” pessoas. Antes de entrar no templo, tem a fonte de purificação, atrás dela tem figuras de como usar a “canequinha” de madeira.

santuario fushimi inari kyoto

São 4km com milhares de torii ao longo da montanha (mapa abaixo) com o tempo estimado para chegar ao topo de 2 horas. Não subi até o topo, só até uma primeira parte com toriis maiores no meio da floresta.

As centenas de portais são doações de pessoas e empresas em agradecimento ao seu sucesso e prosperidade. O nome do doador e a data da doação estão inscritas atrás de cada portal.

santuario inari kyoto

Detalhe acima: Na antiga tradição japonesa, a raposa é a guardiã dos celeiros e, por essa razão, em Fushimi Inari, algumas raposas são tradicionalmente representadas com uma chave na boca.

fushimi inari taisha kyoto

Os portais no meio da floresta ao longo da montanha:

santuario fushimi inari taisha kyoto

Adorei esse lugar, está entre os que mais gostei de visitar daqui.

Aberto o ano todo. Ingresso: Gratuito. Mapa no Google: aqui. Mapa no iPhone: aqui. Página Oficial: aqui (em japonês)

aaventuracomeca.wordpress.com

aaventuracomeca.wordpress.com

No fim da visita comprei minha lembrancinha (1 mini torii) e continuamos à pé em direção à próxima parada: Templo Tofukuji. São 15 minutos mais ou menos. Continua no post:

As belas paisagens do outono no Templo Tofukuji e ainda no mesmo dia visitei Arashiyama, post: > Arashiyama e o templo Tenryuji no Outono.

Mais Fotos na página do Facebook: aqui

Anúncios

6 pensamentos sobre “Kyoto: Fushimi Inari e seus portais vermelhos

  1. Nossa ! Jaque-san achei mto interessante e o quê? 2 horas? só de imaginar começar a ir até o topo já fiquei cansada…kkkk Sou apaixonada pela cultura nipponesa e as crenças deles pra mim é sem igual. Vou estar acompanhando mais seu blog. Parabéns e tudo de bom!
    P.s –> As imagens são impressionantes *—-* um dia espero ter a chance de ir pro Japão e aprender um pouco mais sobre lá também [♥]

    CurtirCurtir

    Responder
    • Oi Skyzinha-chan, eu também adoro saber mais sobre a história do lugar e estando aqui no Japão é um prato cheio para essa cultura tão rica e diferente. Esse santuário é incrível mesmo, um dos mais belos daqui, ainda tenho vontade de subir as 2 horas, kkkk, é que não tinha tempo. Obrigada pelos elogios para você também tudo de bom. Se tiver a chance venha sim, você vai se apaixonar ainda mais. Beijos

      CurtirCurtir

      Responder
  2. fui sabado agr muito bonito e fui a noite tb eh legal o visual e luzes diferentes. fui ate o topo e cansa heim… rsrs mas vale a pena. ainda mais com equipamento de câmera. 😉

    CurtirCurtir

    Responder
    • Oi Vitor, que legal adoro passear em Kyoto. Também queria ter ido até o topo mas não deu 😀 As fotos devem ter ficado lindas. Abraços.

      CurtirCurtir

      Responder
  3. Amei as fotos e os textos tão bem explicadinho ,obrigada e sucesso!!!

    CurtirCurtir

    Responder
    • O lugar é lindo Claudia, obrigada pra você também 😉

      CurtirCurtir

      Responder

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alterar )

Cancelar

Conectando a %s