kyoto japao

Aqui é o lugar para conhecer o Japão tradicional, com construções bem conservadas e autênticas.

Tem 20% dos tesouros nacionais e 14% de heranças culturais de todo o país. Por isso mesmo é uma das cidades mais turísticas do Japão. Todo lugar é cheio de pessoas daqui e de outros cantos do mundo.

É a cidade do Japão que não pode faltar num roteiro de passeios por aqui.

Fiz esse passeio de carro em 1 dia, e visitei as atrações que são mais populares: templo Toji, templo Nishi Honganji, estação de Kyoto, templo Kinkakuji e templo Kiyomizudera. Roteiro na imagem abaixo:

Roteiro Kyoto japao
clique na imagem para visualizar melhor

Os templos de Toji e de Nishi Honganji são bem próximos da estação de Kyoto, dá para ir à pé de lá. O Kinkakuji fica na parte norte da cidade e o Kiyomizudera na parte oeste, foi complicado essa última parte, porque pegamos trânsito, tem que atravessar a cidade.

TEMPLO TOJI (ou Kyo-o-gokoku-ji)

toji kyoto

O Templo Toji é um dos mais antigos do país, fundado em 794 pelo Imperador Kanmu, quando Kyoto se tornou a capital. Funcionava como o templo protetor da nação.

O pagode em forma de torre tem 56,4 metros e é a torre de madeira mais alta do Japão.

Classificado como Património Mundial pela UNESCO, o templo é o lar de inúmeras obras de arte, muitos dos quais são Tesouros Nacionais. No dia 21 de cada mês, um mercado gigantesco templo é realizado aqui. Na entrada tem um pequeno fosso.

Horário: 8:30-16:30 (20/09 à 19/03) e 8:30-16:30 (20/03 à 19/09).

Ingresso: 500 ienes (800 ienes quando é aberto ao público o pagode e em eventos especiais na Primavera e no Outono).

Aberto todos os dias

Mapa no Google: aqui. Mapa no iPhone: aqui. Página Oficial: aqui

TEMPLO NISHI HONGANJI (ou Ryukoku-zan Hongwanji)

nishi honganji kyoto

Construído em 1591, fica no centro da cidade. O enorme telhado chama a atenção. Possui vários tesouros nacionais, e o mais antigo palco Noh do Japão, e junto com o templo Higashi Honganji é sede das 2 facções da seita Jodo-Shin (Budismo da Terra Pura), uma das maiores seitas budistas do Japão. É permitido entrar na parte do altar onde o chão é de tatame (tem que tirar os sapatos).

Horário: 5:30-17:30 (março, abril, setembro, outubro), 5:30-18:00 (maio a agosto) e 6:00-17:00 (novembro-fevereiro)

Ingresso: gratuito. Aberto todos os dias

Mapa no Google: aqui. Mapa no iPhone: aqui. Página Oficial: aqui

A ESTAÇÃO DE KYOTO

Estacao de Kyoto

Particularmente esta é a estação que eu acho mais bonita daqui, a sua moderna arquitetura faz o contraste com o antigo Japão de Kyoto. Esse prédio novo,  foi inaugurado em 1997, criado por Kouji Hara, que planejou o teto em forma de arco  como porta de entrada para a história e cultura japonesa.

Dentro da estação tem um complexo comercial com várias lojas, hotel, museu, restaurantes. O centro de informações turísticas fica no segundo andar. Na cobertura do prédio se tem uma vista panorâmica da cidade, e o bom que é  de graça, dá para ver os templos mais próximos.

Em frente à estação tem a Torre de Kyoto (primeira foto do início deste post), com 131 metros em forma de uma gigante vela japonesa. Bom para visitar à noite, já que fica aberto até às 21 horas.

Vários mapas da estação de Kyoto: aqui (em inglês)

Mapa no Google: aqui. Mapa no iPhone: aqui

Alguns links úteis:

Sobre o transporte da cidade e passes: aqui (em inglês)

Mapa do metrô e trem: aqui (pdf)

Página Oficial de Turismo: aqui (em inglês)

Mais fotos de Kyoto na página do Facebook: aqui

Continua no próximo post a visita desse dia ao templo Kinkakuji e o Kyomizudera 😉

-> Kiyomizudera o templo da água pura em Kyoto