Olá!

No dia 03/8 foi realizado o matsuri e hanabi da cidade de Okazaki. Esta foi a edição 65º do “Okazaki Kankoo Natsu Matsuri Hanabi Taikai. Foi em 2 locais, na frente do Castelo de Okazaki e um pouco mais adiante no rio Yahagi, que antigamente fazia parte do fosso para o castelo.

Fui de carro, mas a estação Higashi-Okazaki, da linha Meitetsu fica bem próxima. E esse evento é grande,  foram 2 horas de queima de fogos de artifício. Também não é para menos, a cidade de Okazaki produz 70% dos fogos de todo o Japão, isso porque no séc.16, o shogun (chefe militar que tinha autoridade suprema para governar o país), proibiu a produção de pólvora no resto do país,  só sendo permitido a produção em Okazaki, onde estava o poder do seu clã.

Então vamos conhecer um pouco do festival!

São esperadas milhares de pessoas, então tem que chegar cedo e já guardar seu lugar.

hanabi okazaki japao

Comentários das Fotos: Os casais aproveitam para curtir o lugar. Na foto do barco, atrás há uma arquibancada, os lugares são reservados, pois são pagos. Paciência na hora de comprar as coisas, muita gente. As lonas estendidas na parte “errada”, sim na hora da queima dos fogos, não dá para vê-los daqui, só do outro lado da ponte.

Os japoneses são bem espertos, colam a esteira/lona com fita adesiva ou deixa uma sacola ou algo na lona esticada para não voar. E foi o que fizemos, depois fomos comprar nossas comidas nas barracas.

AS COMIDAS

Tem de tudo, churrasco grego, yakisoba (500 ienes/11,80 reais), espetinho de tudo quanto é tipo, de pepino (200 ienes/4,75 reais), de banana, de salsicha, de milho, de frango (3 por 600 ienes/14,15 reais), de carne.

okazaki hanabi japao

Eu experimentei a carne Matsuzaka.

Mas esse não é qualquer espetinho de carne. O tipo da carne é marca top de carne bovina aqui no Japão, chamada Matsuzaka, da região de Mie. Está entre as 3 melhores carnes, junto com o Kobe Beef. Humm e que delícia, macia e saborosa essa carne, por causa do tempero/molho estava levemente apimentada.

No vídeo, a carne Matsuzaka e como japonês faz churrasco:

E mal começou a escurecer e já começaram a queima dos fogos (18:50).

okazaki hanabi fogos

japao hanabi okazakiLembra que falei, que onde estávamos não dava para ver os fogos, o jeito foi subir e ver na rua e na ponte que fica interditada. Durou bastante até às 21hrs. O legal que esse evento também serve para mostrar as novidades em fogos de artifício, já que aqui eles podem ser vistos um ano antes do resto do país.

Os fogos daqui não são tanto de fazer desenhos, como o do Porto de Nagoya (post: Hanabi do Porto de Nagoya em fotos), aqui eles são maiores e mais barulhentos.

Mapa dos 2 locais onde foi realizado o Hanabi (tem que ficar na área marcada em amarela, dos outros pontos não dá para ver os fogos):

hanabi okazaki

hanabi matsuri okazaki

Para saber mais sobre hanabi, já falei um pouco aqui: Verão no Japão: época de Matsuri e Hanabi

Até o próximo post 😉