Olá! Hoje o post é sobre uma dica de um website muito útil para quem for andar de trem aqui no Japão. O nome do site é Hyperdia.

O Hyperdia é um serviço que oferece a rota e o horário do transporte ferroviário e da aviação do Japão (alguns aivões), e também de alguns ônibus de aeroporto (airport shuttle bus). Ele tem opção em Inglês, japonês e chinês, e é fornecido pela Hitachi Information Systems.

hyperdia

Ele mostra o percurso, horário da viagem, tempo de viagem, preços dos bilhetes, platafoma do trem e procura em todas as linhas JR, linhas privadas, metrôs e aeroportos.

COMO USAR:

É simples, é só colocar a estação de partida e de chegada. Quando começa a digitar, ele já vai sugerindo o nome, é só clicar.

Dica:  Em “from” e “to”, tem que colocar o nome de estações de trens, e não cidades. Alguns nomes de estações tem que incluir um hífen. Por exemplo: SHIN-OSAKA

trem no japao hyperdia

Depois só colocar a data, e horário aproximado (utiliza sistema am e pm para as horas). Pode colocar a data que está planejando fazer a viagem. Lembrando que aqui no Japão os trens são pontuais, chegam e partem no horário mostrado.

Também tem no “Search Details”, dá para fazer uma busca mais específica com várias opções. Muito útil para quem vem passear com o “JR Pass Rail”, já que o passe não é aceito em Avião, Nozomi / Mizuho / HAYABUSA (Shinkansen) e Ferroviárias privadas (Private Railway), pode desmarcar essas opções e procurar só entre as opções válidas. Quem tiver o passe “JR Pass Rail”, tem mais informações de como usar o hyperdia com ele: aqui (em português, mas a tradução tá um pouco esquisita).

Continuando, o resultado da busca é mostrado com várias opções de rotas, a ordem é primeiro o percurso mais rápido (às vezes não é o mais barato tem que ver as outras opções listadas para ver qual compensa mais).

Exemplo saindo da estação de Nagoya de trem bala para a estação Shin-Osaka (estação do trem bala de Osaka):

hyperdia trem japao

• TAKE TIME – tempo total de viagem

• TOTAL – preço total dos bilhetes

• DISTANCE – distância percorrida

• TRANSFER – quantas trocas de trem/linha tem que fazer

Na lateral está a hora que sai o trem, quanto tempo demora esse trecho e a hora que vai chegar.

Estação de Partida: Nagoya (no exemplo)

• DEPARTURE TRACK N.16 – pegar o trem na plataforma 16

• SHINKANSEN NOZOMI 105 – nome do trem (no exemplo, trem bala). Trem normal está escrito o nome da linha do trem.

Estação de Chegada: Shin-Osaka

• ARRIVAL TRACK N.22 – plataforma onde vai chegar o trem

Para quem for de shinkansen (trem bala) tem essas opções de assento:

Green seat – assento de primeira classe
Reserved seat – assento reservado
Unreserved seat – assento não reservado

– Outro exemplo, de Nagoya à Kyoto mas sem utilizar trem bala:

hyperdia nagoya kyoto

Eu quando vou andar de trem uso muito esse site, usei bastante nos passeios de Osaka, que às vezes com tantos painéis, ficamos em dúvida em qual plataforma esperar e qual é o trem certo. E o legal que o site já coloca a hora em que você está fazendo a busca, bem esperto. Bom demais para pesquisar rotas e horários de trem.

Página do Hyperdia: aqui (em inglês)