Japão

Verão no Japão: época de Matsuri e Hanabi

NATSU MATSURI E HANABI TAIKAI

Estamos na temporada dos festivais de verão (natsu matsuri), são várias festas, que acontecem em julho e agosto, nos fins de semana, em várias cidades e bairros, é algo muito tradicional aqui no verão. É realizado todos os anos em parques ou beira de rios,  muito popular pela sua comida, apresentações de dança e músicas tradicionais. E além disso, nos grandes festivais o ápice é no final, quando acontece a queima de fogos (Hanabi Taikai), que atraem milhares de espectadores. De 2 mil à 270 mil pessoas nos mais famosos.

Alguns desses festivais são patrocinados por santuários ou templos locais, enquanto outros são mais seculares são relacionados com a natureza.

Os festivais de verão (natsu matsuri), foram realizados pela primeira vez no período de Obon (agosto) para honrar seus ancestrais. Posteriormente, no período Edo, o Natsu Matsuri tornou-se uma festa popular para aliviar a fadiga do verão.

Nessa época as pessoas aproveitam para usar o “yukata” (kimono de verão japonês), alguns estrangeiros também usam, aproveitando para experimentar um pouco da cultura japonesa.

natsu matsuri japao

Nas barracas de comidas podemos encontrar: yakisoba, gyouza (pastelzinho grelhado japonês), salsicha no espeto, pepino no espeto, takoyaki (um bolinho frito feito com polvo), cachorro quente, algodão doce, maçã do amor, kakigoori (raspadinha), entre outras, e em matsuri de bairros tem barracas brasileiras, com churrasco, pastel, churros. 

É engraçado mas essa é uma das oportunidades de se ver fogos de artifício por aqui, pois no final do ano não temos isso, ah não ser que se passe a virada num parque temático congelando de frio para ver os fogos.

Hanabi em japonês significa flor de fogo. Uma curiosidade, os fogos de artifício do Japão foram utilizados a primeira vez aqui por portugueses no século 16.

hanabi japao nagoya

Ah e aqui eles tem um tipo de fogos de mãos, chamado “tezutsu hanabi”, onde uma pessoa segura um cilindro nas mãos cheio de pólvora, que produzem chamas bem altas, fora que no final o cilindro explode. Esse método era usado antigamente como comunicação no campo de batalha e hoje faz parte de grandes festivais como o de Toyohashi (Aichi).

tezutsu44

fonte da Imagem: Pagina de Turismo de Toyohashi

Eu adoro ir ver os fogos, é um ótimo passeio para as noites de verão e gratuito. Tenho colocado algumas datas de festivais da região de Aichi e Gifu no twitter e no facebook do blog. Se vocês ainda não seguem, aqui os links:

Twitter icon https://twitter.com/aaventuracomeca

Facebook icon https://www.facebook.com/aAventuraComeca

Confiram mais 2 posts com eventos de matsuri e hanabi:

-> Hanabi do Porto de Nagoya

-> Matsuri e Hanabi de Okazaki

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alterar )

Cancelar

Conectando a %s