Japão/Nara

Visita à Nara: o santuário Kasuga Taisha

Continuando a visita de 1 dia, que fiz à cidade de Nara, que fica na região de Kansai. O início tá nesse post: Visita à Nara: o templo Kofukuji. Adorei visitar esse santuário, é um dos locais daqui do Japão que mais gostei de ir.

SANTUARIO KASUGA TAISHA (春日大社)

O santuário é uma das atracões de Nara que não se pode deixar de ver, ele fica no lado leste do parque de Nara, e fica ao pé de duas montanhas sagradas, Kasuga-yama e Mikasa-yama, no meio da “Floresta Primaveral Kasugayama” com árvores muito antigas, e tanto a floresta como o santuário são registrados como Património Mundial pela UNESCO, e fazem parte dos “Monumentos históricos da antiga Nara”.

O Kasuga Taisha (Grande Santuário Kasuga) é um santuário xintoísta com mais de mil anos de história, foi inaugurado em 768 pela família Fujiwara, e originalmente construído para proteger a antiga capital do país, Nara. Só que pelo costume da religião xintoísta de purificação e renovação o santuário era demolido e reconstruído conforme o original a cada 20 anos. Isso aconteceu do século 8 ao século 19, ou seja mais de 50 vezes, até 1863, que é a data da última reconstrução do santuário atual.

Quando passamos pelo Torii , estamos pisando em solo sagrado.

kasuga taisha nara japao-4

Comentários da Foto: Portal japonês (Torii), geralmente estão nas entradas dos santuários xintoístas.

Caminhar por entre a alameda que é cercada por 2.000 lanternas de pedra de um lado e outro, durante tudo o caminho até o santuário, e com bastante verde em volta é um passeio muito agradável e bonito. Encontra-se veados soltos também, que as vezes pregam peças se estamos distraídos. rsrs

kasuga taisha nara japao-27

Comentários das Fotos: Até chegar ao santuário tem uma caminhada de 1,2 km por dentro da floresta. E as lanternas  pelo caminho e um pequeno santuário ao fundo.

Com certeza um dos seus maiores destaques são as 3.000 lanternas existentes no santuário. São 2.000 lanternas de pedras na parte externa e 1.000 lanternas de bronze na parte interna.

kasuga taisha nara japao-30

kasuga taisha nara japao-21

kasuga taisha nara japao-25

Comentários das Fotos: Há lanternas de diversos tamanhos, formatos e desenhos, nos jardins, floresta, penduradas nos corredores, estão por toda a parte ao redor do santuário.

As lanternas foram doados em sinal de fé e gratidão ao longo dos anos por pessoas comuns, e alguns guerreiros samurais. Eram acesas todas as noites. Agora todas só são acesas apenas em 3 dias ao ano, em 3 de fevereiro (festival Setsubun Mantoro, marca a transição do inverno para a primavera) e em 14-15 de agosto (festival Obon Mantoro). Todos eles são iluminadas à 18 horas e dura até às 21 horas. Imagina o espetáculo!

kasuga taisha nara japao-23

Comentários da Foto: tem uma espécie de quarto com algumas lanternas acesas para se ter uma idéia de como elas ficam quando estão iluminadas.

O santuário é famoso também por ser um dos três  grandes santuários xintoístas do Japão, junto com o de Ise-Jingu (Mie) e o Iwashimizu-Hachimangu (Kyoto).

A arquitetura do templo se destaca com os pilares vermelhos.

Comentários das Fotos: Portal “Minamimon”. Nessa parte para entrar paga-se 500 ienes, estátua do mascote da cidade. Chūmon, seu telhado é de cipreste japonês.

Comentários das Fotos: Árvore de cedro de 23 metros e circunferência de 7,94 metros tem mais de mil anos. Jardim japonês e atrás “Heiden”. E você pode ver como está sua “sorte”, elas  são escritas em tiras de papel, omikuji (ou loteria sagrada), se a sorte é desfavorável, nega-se ela, amarrando o pedaço de papel no galho da árvore, é pago entre 100 à 200 ienes.

Comentários das Fotos: Detalhes das lanternas vista de dentro do “Naoraiden”, onde tem esses instrumentos, tambores, bem antigos.

No santuário pode-se visitar também:

Casa do Tesouro (Homotsu-kan), com importantes relíquias, tesouros da Casa Imperial, da aristocracia, e de samurais ao longo dos séculos. Horário: 9:00 às 17:00 (Entrada até 16:30) – Ingresso: 400 ienes

Jardim Botânico (Kasuga Taisha Shin-en), com as flores de glicínias de centenas de anos e importante para a família que fundou o santuário, “Fujiwara” pode ser lido como “campo de glicínias”. Horário: 9:00 às 17:00 (até às 16:30 de dezembro a fevereiro) – Entrada até 30 minutos antes de fechar. Fechado: segundas-feiras de dezembro a fevereiro (ou a terça seguinte, se segunda for um feriado nacional) – Ingresso: 500 ienes

kasuga taisha nara japao-20

Santuário Kasuga Taisha

Horário: 6:00 às 18:00 (Abril à Setembro) – 6:30-17:30 (Outubro à Março)

Aberto todos os dias do ano.

Ingresso: Gratuito (área externa), 500 ienes (área interna)

Acesso:

À pé da estação Kintetsu Nara ou estação JR Nara são mais ou 30 à 40 minutos.

Mapa no Google: aqui

Mapa no Iphone: aqui

Página Oficial: aqui (em japonês)

kasuga taisha nara japao-10

Mais fotos de Nara na página do Facebook: aqui

OUTROS POSTS DE PASSEIOS EM NARA:

O Templo Todaiji e os veados de Nara

Visita à Nara: o templo Kofukuji

Anúncios

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s