Japão/Nara

Visita à Nara: o templo Kofukuji

Olá!

Essa foi minha segunda visita à cidade de Nara, que fica na região de Kansai. Fui ao festival “Summer Sonic”, e no outro dia fui para Nara (post dele: aqui).

É outra visita que fiz a partir de Osaka, só que dessa vez fui para Nara de trem. Foram 50 minutos, da estação JR Osaka até a estação de Nara e 780 ienes pela linha Yamatoji.

Comentários das Fotos: Estação JR Nara. O mascote “Monge Veado” na estação. Balcão de Informações ainda na estação.

Chegando na estação fomos até o balcão de informações, que fica à esquerda depois da catraca, para pegar os panfletos turísticos da cidade, geralmente tem panfletos em inglês. E dessa vez tivemos uma grata surpresa, a funcionária que nos atendeu foi muito educada e prestativa (coisa que já estamos acostumados aqui) mas ela foi além, pegou o panfleto e traçou um pequeno roteiro para nós a partir da estação, baseado nos pontos principais da cidade. Até dava dicas e falava a importância das atrações. Mapa do roteiro sugerido pela funcionária/guia:

mapa guia naraSe chegar cedo, dá para ver os pontos principais em 1 dia.

Como em outro dia já visitamos o templo Todaiji fomos visitar o templo Kofukuji (também escrito como Kohfukuji), passamos pelo parque de Nara (Nara Koen) e visitamos o santuário Kasuga Taisha.

Da estação seguimos pela rua Sanjō-dōri (三条通り), tem galerias no caminho e o lago Sarusawa.

Comentários das Fotos: rua Sanjō-dōri que no começo tem até música nos alto falantes dos postes. Galeria da Sanjō-dōri. Lago Sarusawa, bonito e de cor bem verde, convidativo para uma parada para descansar e apreciar.

O Lago Sarusawa antigamente fazia parte do templo Kofukuji, tem carpas e tartarugas.Tem alguns hotéis nessa parte. Costumam tirar foto aqui, do pagode de 5 andares, com o lago e os salgueiros em torno dele. Uma imagem que é muitas vezes usado para representar Nara.

KOFUKUJI

Esse templo budista, foi construído em 669, durante o reinado do imperador Tenji, por um membro do clã Fujiwara, uma família nobre muito importante na época. O templo original foi construído em Kyoto. Em 710, foi movido pela segunda vez, da cidade de Kashihara (Província de Nara) para a cidade de Nara (antiga capital do Japão). Tornou-se principal centro da escola Hosso de budismo. E faz parte da lista de Patrimônio Mundial.

O templo foi danificado e destruído muitas vezes por guerras civis e incêndios, e foi reconstruído muitas outras vezes também. Antigamente era constituído por 175 edifícios e hoje poucos permanecem de pé, do que restou a maioria das reconstruções datam do século 15.

Pagode de 3 andares de Kofukuji

Pagode de 3 andares de Kofukuji

Comentários das Fotos: Uma das entradas do templo. No meio da escadaria, do lado esquerdo tem uma entrada para essa fonte de água, para se purificar lavando as mãos antes de entrar no templo. E mais ao fundo tem o pagode de 3 andares, que foi construído em 1143.

Nan’en-dō (South Octagonal Hall) – é um templo octogonal e faz parte de rota de peregrinação (Saigoku 33 Pilgrimage). Foi construído em 813, o edifício atual é de 1789.

Kofukuji tem 2 pagodes, localizadas em ambos os lados da entrada sul. O de 3 andares que já mostrei acima e outro de 5 andares.

Pagode de 5 andares – é o segundo pagode de 5 andares mais alto do Japão (o outro é o Toji em Kyoto), tem 50,1 metros de altura. Foi construído em 725, o edifício atual é de 1426.

kofukuji 5 nara chuva

Pagode de 5 andares de Kofukuji

Comentários da Foto: Quando chegamos nessa parte começou a chover então fomos ao Tōkon-dō (Eastern Golden Hall) para nos abrigar da chuva, é pago, 300 ienes.

Tōkon-dō (Eastern Golden Hall) – é um dos três antigos salões de ouro, foi construído em 726 pelo imperador Shomu para acelerar a recuperação da doente Imperatriz Gensho e o edifício atual é de 1415. Possui estátuas de valor incalculável que fazem parte do tesouro nacional. Como a grande estátua de Yakushi Nyorai (o Buda Cura) de 726 mas restaurada no século 15, de bronze com 2,55 metros. E estátua de bodhisattva da sabedoria do século 12.

Comentários das Fotos: Aqui não pode tirar foto, tirei escondido, rs mas sem flash, lógico.

Outras construções que formam o templo:

Hoku’en-dō (North Octagonal Hall) – é um templo octogonal. Foi construído em 721, o edifício atual é de 1210.

Ōyūya (Bath House) 1394-1427

Museu Kofukuji National Treasure – abriga muitas estátuas, pinturas e documentos que são  Tesouros Nacionais ou importantes propriedades culturais, e apresenta muitos itens com o objetivo de promover uma maior compreensão do budismo.

O Templo Kofukuji é iluminado à noite, aberto todos os dias do ano.

Horário: das 9:00 às 17:00 (National Treasure Museum e Eastern Golden Hall)

É uma atração gratuita. Só é pago pra entrar no museu ou no Salão Dourado Oriental (Eastern Golden Hall)

Ingresso: 600 ienes National Treasure Museum. 300 ienes East Golden Hall. Ticket combinado 800 ienes National Treasure Museum e Eastern Golden Hall.

Acesso:

7 minutos a pé da estação Kintetsu Nara ou
12 minutos a pé da estação JR Nara

Mapa no Google: aqui

Mapa no Iphone: aqui

Página Oficial: aqui (em inglês)

Almoçamos na rua Sanjō-dōri no restaurante japonês Kameya.

Comentários das Fotos: A mesa tem tipo uma chapa no meio, para sentar tem que tirar os sapatos. O cardápios. Nossos pedidos: okonomiyaki, wafu pizza, yakissoba. Com bebida o almoço saiu por 2,780 ienes.

Apesar de Nara ser uma cidade com ares de interior é bem preparada para atender os turistas. Até em pequenas lojas de lembrancinhas (omiyage), os atendentes falam um ótimo inglês.

Quero mostrar mais detalhes do santuário Kasuga Taisha então o resto dessa segunda visita continua no próximo post😉

Visita à Nara: o santuário Kasuga Taisha

OUTRO POST DE PASSEIO EM NARA:

Falei da minha primeira visita à cidade nesse post: O Templo Todaiji e os veados de Nara.

Mais fotos de Nara na página do Facebook: aqui

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alterar )

Cancelar

Conectando a %s