Japão/Osaka

Kaiyukan – o Aquário de Osaka

Fiz esse passeio, aproveitando que fui à Osaka para ver o festival “Summer Sonic”, post: aqui.

O Aquário de Osaka, também chamado de “Kaiyukan” (海遊館), é um dos maiores e melhores aquários do Japão. Fica na Baía de Osaka, no distrito de Minato, em Tempozan Harbor Village. Localizado a cerca de 30 minutos da estação JR Osaka por transporte público, cerca de 5 minutos da estação de metro mais próxima a pé, cerca de 5 minutos da via expressa mais próxima.

Aquario de Osaka (12)

Foi inaugurado em 1990, apresenta o ambiente natural das 10 regiões que rodeiam o Oceano Pacífico, sob o tema “O Anel de Fogo e o Anel de Vida (a faixa de seres vivos do Pan-Pacífico (Anel da Vida) parece sobrepor-se à faixa vulcânica Pan-Pacífica (Anel do Fogo), circundando o Oceano Pacífico, e estas faixas interligam-se, formando um aro.

São 15 tanques, cada um representando uma região específica do Pacífico, com o cuidado em dispor os aquários das respectivas regiões nas posições reais do mapa do Pacífico.

Os tanques são: Aqua Gate (Túnel que passa entre os peixes), Japan Forest (Bosque do Japão), Aleutian Islands (Ilhas Aleútes), Monterey Bay (Baía de Monterey), Gulf of Panama (Baía de Panamá), Ecuador Rain Forest (Floresta Tropical do Equador), Antarctica (Continente Antártico), Tasman Sea (Mar da Tasmânia), Great Barrier Reef (Grandes Barreiras de Corais ), Pacific Ocean (Oceano Pacífico), Seto Inland Sea (Mar Interior de Seto), Coast of Chile (Zona das costas rochosas do Chile), Cook Strait (Estreito de Cook), Japan Deep (Fundo do Mar do Japão) e Floating Jelly Fish (Pavilhão das Medusas).

A visita começa no 8º andar, um  passeio em espiral para baixo, andar por andar em volta do tanque central.

Aquario de Osaka (69)

Comentários da Foto: Alguns dos tanques  dá para ver de vários andares, sendo possível observar os animais de diferentes profundidades e perspectivas.

O tanque central é de 9 metros de profundidade e tem sua atração principal, o tubarão-baleia, o maior peixe do mundo.

Comentários da Foto: quando adulto, o tubarão-baleia pode até atingir 12 a 13 metros de comprimento e  comesomente de plâncton composto de minúsculos crustáceos.

É grande a variedade e número de espécies de animais e plantas do Oceano Pacífico no aquário, alguns deles: lontra marinha, Leão Marinho, baiacu-de-espinho, pirarucu, iguana, pinguim imperador, peixe-borboleta, tubarão baleia, arraia-pintada, polvo, lagosta, sardinha, tartaruga marinha, caranguejo Aranha Japonês, água-viva.

Comentários da Foto: Arraia. Outra arraia, e essa me deu o maior susto, apareceu do nada no vidro. Os pinguins. O Caranguejo Aranha Japonês, o maior caranguejo do mundo que vive na profundidade de 200 a 400 metros no fundo do mar. Nemo’s (peixe palhaço). Água-viva. Tubarão.

Horário: Das 10:00 às 20:00 horas.
O horário final de entrada é 1 hora antes do estabelecimento fechar.
O horário de serviço do Aquário varia de acordo a estação do ano.
* Durante o ano e nos meses de janeiro, fevereiro e junho, o aquário fecha aproximadamente 6 a 7 dias

Ingressos:

2.000 ienes – Adultos (de 16 anos ou mais e alunos do curso médio superior)
900 ienes – Crianças (alunos do curso elementar e médio)
400 ienes – Crianças (4 anos de idade ou mais)

Áudio-guia

Com uma análise mais profunda sobre os animais marinhos e seu ambiente, com imagens em movimento na tela  em 24 pontos de interesse pelo aquário. Disponível em 4 idiomas diferentes: Inglês, chinês, coreano e japonês. Informações sobre, no 3 º andar. Aluguel custa: 500 ienes por pessoa

Em Tempozan Harbor Village, além do aquário tem outras atrações: 

Tempozan Market Place – local com várias lojas, restaurantes, cafés. E dentro tem o Parque Temático de Alimentos (Naniwa Kuishinbo Yokocho), é uma reprodução de um bairro popular de Osaka de 1965, com 20 tradicionais e famosos restaurantes, que representam a cultura culinária da periferia de Osaka.

Tempozan Giant Ferris Wheel – É uma das maiores rodas gigante do mundo, com 100m de diâmetro e 112.5m em altura (inaugurada em 1997). Em dias claros, pode-se apreciar a vista panorâmica da Baía de Osaka, Montanhas Ikoma, Ponte Akashi Kaikyo, Aeroporto Internacional de Kansai, e  a Montanha Rokko. Custa 700 ienes.

Navio Santa Maria – Esta caravela de Colombo, Santa Maria, foi reproduzido duas vezes maior que o original. Tem opções de um cruzeiro de dia (50 min.) ou um cruzeiro de noite (2 horas), oferece uma excelente vista da área da Baía de Osaka. Para mais informações, veja: aqui (em inglês)

Captain Line –  é um transporte circular marítimo, que faz uma viagem entre o embarcadouro do lado oeste do Aquário Kaiyukan e o embarcadouro Universal City Port em aproximadamente 10 minutos.

Acesso:

Trem e metrô:

Mapa no Google: aqui

Mapa no Iphone: aqui

Mais informações: aqui (em português)

OUTROS POSTS COM PASSEIOS EM OSAKA:

> Passeando 4 dias por Osaka

Osaka: Castelo- Amerika Mura- Cosmo Tower

> Osaka: Universal Studios Japan

> Osaka: Namba Yasaka Shrine

3 pensamentos sobre “Kaiyukan – o Aquário de Osaka

  1. Olá querida dona desse blog maravilhoso!!
    Mais um excelente post e dicas imperdíveis para as nossas ferias de maio!!
    O aquário, a roda gigante ( e põe gigante nisso!! )
    E o Navio Santa Maria me surpreendeu! Eu achei que fosse apenas uma réplica para ser apreciada.Que legal mesmo fazer um Cruzeiro nessa caravela!
    Agora motivos não faltarão para mais um passeio em Osaka , essa encantadora cidade!
    Beijos.

    CurtirCurtir

    Responder
    • Olá Neide, obrigada querida. É já dá para se programar, não fui na roda gigante por causa do meu medo de altura, rsrs mas a vista da cidade deve ser linda. E o navio é interessante mesmo, vi de pertinho mas não deu tempo de fazer esse passeio. Obrigada pelo seu carinhoso comentário. Beijos

      CurtirCurtir

      Responder
  2. Pingback: Aquário de Osaka - Kaiyukan - www.peixesornamentais.info

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alterar )

Cancelar

Conectando a %s