Aichi/Japão

As Folhas Vermelhas de Korankei

Folhas De Outono

A alteração na cor das folhas só ocorre no outono, pois é justamente nesta época do ano que a quantidade de luz emitida pelo sol diminui. Como a fotossíntese fica comprometida em razão da ausência de luminosidade, as folhas entendem que não precisam mais do pigmento verde e o descartam. A clorofila vai sendo então substituída aos poucos pelas cores substitutas, tais como vermelha, laranja, amarela, marrom, etc. (Líria Alves, Graduada em Química).

As árvores são do gênero Acer (da família das aceráceas), chamadas maple em inglês, bordô em português e momiji em japonês. É a madeira mais tradicional na fabricação de instrumentos musicais e também do xarope maple (Canadá seu maior produtor, possui até a folha como símbolo de sua bandeira). A espécie nativa do Japão é o Acer Palmatum e é uma das melhores espécies para fazer bonsai. Sua coloração do verde vai ficando em tons amarelos, alaranjados e vermelhos. Essa mudança de cores das folhas aqui é chamada de kooyoo.

Korankei – Toyota

Asuke (足 助) é um bairro (vila) que faz parte da cidade de Toyota que fica na Província de Aichi. Antigamente era uma cidade que prosperou como uma estação de correios e sua trilha era muito usada por comerciantes para o transporte de sal, conhecida como Estrada do Sal.

E  hoje Asuke é muito conhecida por um parque chamado KORANKEI (香嵐渓) que tem a fama das folhas outonais mais bonitas de Tokai (sub-região de Chubu). O parque abriga a Montanha Iimori e o rio Tomoe. Há também outros atrativos e atividades em outras estações do ano, na primavera a flor katakuri (espécie de lírio) é bastante apreciada ocupando uma área de 5000 metros, tanto que foi premiado com o título de “Grand Prix dos destinos turísticos de Flores”, em 2008, no verão adquirindo uma licença pode-se pescar e fazer churrascos. Mas vou mostrar um pouco da época do outono, foi quando eu fui visitá-lo, ainda estava no começo da coloração.

No meio do mês de Novembro à início de Dezembro, Korankei se transforma em um espetáculo de 4.000 árvores de coloração vermelho e amarelo. E durante todo esse período (10/11 à 02/12 em 2012) há uma iluminação especial das 17hr às 21hrs que dão a impressão de a montanha estar em chamas. E é quando acontece o Festival das Folhas Vermelhas de Korankei (Korankei Momiji Matsuri) com apresentação e performances de artistas, cerimônia de nos finais de semana, exposição de artes.

Em Korankei há uma aldeia agrícola tradicional (Sanshu Asuke Yashiki), lojas de artesanato local, barracas de comida, restaurantes e café, o Templo Koujaku-ji (1427). Dizem que um antigo sacerdote deste templo quem começou a plantar as árvores de momiji em Korankei em 1634.

Sanshu Asuke Yashiki:

Mostra a vida tradicional japonesa na montanha. Há uma casa de fazenda, uma casa de loja, uma casa de vaca, um moinho de água, Centro de Artesanato com atividades de tecelagem,  tingimento natural, fazer chinelos de palha e brinquedos de bambu mas precisa de reservas para cada atividade.

Horários da Casa da fazenda: 9:00 às 17:00. Fechado quintas-feiras, feriado de fim de ano, a terceira quarta-feira de junho).

Ingressos: Adultos: 500 ienes – Crianças: 200 ienes (até 18 anos). Grupo (+20) 10% de desconto. Deficientes 50% de desconto. Página Oficial: aqui

Restaurantes de Korankei:

Destaque para o Restaurante Chinês Toshomen popular desde 1988, macarrão chinês (lamen) preparados por chefs chineses convidados de Nanjing. Outros restaurantes do parque: aqui

Acesso:

De carro: da IC de Nagoya, da via expressa Tomei, seguir pela Sanage Green Road, sair na IC de Chikaraishi e seguir pela rodovia 153 por cerca de 10km.

Mapa no iPhone: aqui

Mapa no Google: aqui

O parque é uma atração gratuita.

Estacionamento é pago: 1.000 ienes por carro

Mais informações: aqui (em japonês)

Mapa do parque: aqui (em formato pdf e em japonês)

Página de Turismo de Asuke: aqui

Mais fotos na página do Facebook: aqui

20121020-185601.jpg

Anúncios

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s