Europa/Itália/Roma/StopOver/Vaticano

Vaticano- Basílica de São Pedro

Depois de visitar o Museu do Vaticano, fomos visitar a Basílica. E quando eu pensava que já tinha visto toda arte possível no museu, me deparo com a Basílica que me deixou impressionada com sua beleza. Ela é bonita por fora mas por dentro é de tirar o fôlego.

basilica s pedro vaticano roma-6

Maior igreja do Cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Dentro tem 11 capelas e 45 altares.

O imperador Constantino ordenou a construção de um templo simples para honrar o túmulo do primeiro papa, o apóstolo Pedro, que com o passar do tempo foi reconstruída e se tornou a atual basílica, que foi concluída em 1626.

Na entrada nos deparamos com a Guarda Suiça e seu uniforme diferente. Só tem fila para passar nos detectores de metais mas a entrada é gratuita.

Comentários das Fotos: O obelisco veio do Egito, usado por Calígula para decorar seu novo “Circo”, onde posteriormente seria martirizado São Pedro, motivo pelo qual o obelisco foi mantido, por estar próximo ao local do martírio do apóstolo. A Guarda Suiça é responsável pela segurança do Papa e forças armada da Cidade do Vaticano, são famosos pelo uniforme colorido atribuído à Michelangelo.

A basílica é enorme com várias capelas na lateral, o teto é lindamente decorado.

Comentários das Fotos: No altar principal tem a Cadeira de São Pedro ( ou Cátedra de São Pedro, construída entre 1647 e 1653 por Bernini ). O teto é ricamente decorado. É muita arte até nos pilares. O chão também ganha pinturas com brasões da igreja. A entrada central é linda e você vê como é grande a Basílica. O Baldaquino de bronze (1633 por Gian Lorenzo Bernini) de 30 metros de altura, fica em cima do túmulo de São Pedro, no meio antes do altar, e é bem maior do que imaginei.

basilica s pedro vaticano roma-8

Comentários da Foto: A Pietá de Michaelangelo (representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria) fica logo na entrada, à direita atrás de um vidro à prova de balas por causa de um incidente em 1972.

É famosa também, a estátua de São Pedro (por Arnolfo di Cambio), que não tirei foto. Existe uma antiga tradição dos peregrinos de tocar com a mão ou beijar o pé, e realmente está gasta nos pés de tanta gente que passa as mãos.

CUPULA E CRIPTA

Lá fora no lado direito da Basílica há 2 entradas. Uma para a cripta dos papas e é gratuita mas só funciona até as 17hrs. E a outra para subir a cúpula da Basílica que é paga, com 2 opções: subir todos os 551 degraus por 5 euros ou ir de elevador até um estágio o e depois subir 320 degraus por 7 euros.

Antes da entrada para a cúpula e criptas há loja de souvenirs com terços e outros artigos religiosos.

basilica s pedro vaticano roma-14

Comentários das Fotos: Preços para subir a cúpula. Começa com degraus largos. Depois é uma escada curta. E próximo à Cúpula a escada é bem inclinada.

Subindo a Cúpula

Escolhemos subir os 551 degraus, a escada é em espiral, larga no começo, e a distancia de um degrau ao outro é grande, nessa hora eu pensei se forem todos assim não vamos chegar nunca. Haja fôlego. Chega-se ao telhado primeiro, que é até onde o elevador vai (para quem escolhe pagar para ir de elevador).

Para a cúpula ainda tem mais degraus e a escada continua em espiral mas o espaço é bem menor e já chegando perto da saída para a cúpula há inclinação do teto então ela fica mais estreita. Mas a vista é espetacular da praça e de Roma. Também dá para ver o palácio do Papa.

Comentários das Fotos: Cúpula projetada por Michelangelo. As escadas já são em espiral. Ainda subindo, entramos numa parte da cúpula onde dá para ver o altar. E a vista da linda Piazza di San Pietro (1667 por Gian Lorenzo Bernini)

Cripta dos Papas

Depois de descer a cúpula fui visitar a cripta dos papas. O túmulo do papa João Paulo II tem até papéis que devem ser de pedidos e agradecimentos e flores. Há também a cripta de São Pedro. Aqui não pode tirar foto e nem filmar.

cripta basilica s pedro vaticano

Comentários das Fotos: São Pedro. Nome dos Papas sepultados na cripta. Entrada para Cripta

Se prepare é muita coisa pra ver, Basílica e Museus do Vaticano, reserve o ticket do museus pela internet, chegue cedo, e se possível leve bateria a mais para a câmera fotográfica. Quando estava dentro da basílica minhas 2 câmeras digitais acabaram a bateria, uma de foto e outra de vídeo pois usa-se bastante no museu e assim tive que comprar uma dessas descartáveis sendo que nenhuma foto ficou boa quando fui revelar. Por isso as fotos não estão com a qualidade tão boa, tive que tirar do celular. Mas amei conhecer essa Basílica.

Visita Virtual da Basílica: aqui

Horários:

Basílica

Abril à Setembro 7:00-19:00

Outubro à Março: 7:00-18:00

Cúpula

Abril à Setembro 8:00-18:00

Outubro à Março: 8:00-16:45

Cripta dos Papas

Anúncios

3 pensamentos sobre “Vaticano- Basílica de São Pedro

  1. Pingback: Vaticano- Basílica de São Pedro A Aventura Começa | Vatican Report

Deixe um Comentário! Seu email não será divulgado.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s