Mesmo sendo fim da tarde e cansados da viagem estávamos empolgados em descobrir Roma. Então só nos acomodamos no apartamento e rua.

O roteiro que fiz  pelo Google Maps foi ir de ônibus até a Piazza Navona e depois conhecendo o Pantheon e a Fontana di Trevi a pé pois são muito próximos um do outro. E foi ótimo, vimos o anoitecer e aos poucos esses pontos turísticos sendo iluminados. Tanto que achei a Fontana di Trevi mais bonita à noite do que de dia.

Para calcular rota de ônibus é só acessar: aqui.

PIAZZA NAVONA

Comentários das Fotos: Essa praça é bem animada e adorei ter escolhido ela para começar minha visita em Roma, tinha música italiana deixando uma atmosfera muito agradável e a realidade que estava na Itália.

Praça barroca em formato oval, tem a fama de mais bonita da cidade, na época da antiga Roma existia no seu local o Estádio de Domiciano (palco de lutas de animais e gladiadores). As estátuas das fontes são muito perfeitas. Tem 3 fontes: a Fontana Dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios de Bernini) ao centro, a Fontana Del Moro (Fonte do Mouro) ao sul, e a Fontana Del Nettuno (Fonte de Netuno), ao norte E tem a sede da Embaixada Brasileira no Palácio Pamphili e a Igreja Santa Inês em Agonia (de Francesco Borromini). Em volta da praça há muitas barracas que vendem souvenirs, doces, brinquedos, e também tem vários cafés, barzinhos, restaurantes. E no centro tem até aquelas estátuas vivas (pessoas que se vestem se e pintam de estátuas pra receber uns trocados).

4 fiumi piazza navona

Comentários da Foto: Fontana dei Quattro Fiumi (1651). Representam os 4 maiores rios do mundo conhecidos na época: Nilo na África, Danúbio na Europa, Ganges na Ásia e Prata nas Américas.

fontana dei 4 fiumi roma

Comentários da Foto: Obelisco em cima da Fontana dei Quattro Fiumi que data de 80dc, e atrás a Igreja Santa Inês em Agonia. A pomba em cima do obelisco e essa praça apareceram no filme Anjos e Demônios.

Fontana del Mouro piazza navona

Comentários da Foto: Fontana del Mouro (1576) e a Embaixada Brasileira ao fundo.

fontana del Netuno roma

Comentários da Foto: Fontana del Nettuno (1574), as estátuas são perfeitas.

PANTHEON (Panteão)

Seu nome deriva de pan (todo) e théos (deus), significa, literalmente, o templo dedicado a todos os deuses.

panteao roma
Pantheon

Na entrada tem a inscrição: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT (Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul).

É o único edifício construído na época do Império Romano que se encontra em estado perfeito de conservação, isso se deve ao fato de que em 609 ele foi consagrado pelo Papa Bonifácio IV em igreja cristã dedicada a Santa Maria e Todos os Santos (Mártires). E este é o seu “nome cristão” utilizado até hoje. Também conserva os túmulos de personalidades italianas ilustres, como os pintores Rafael e reis de Itália moderna.

Comentários das Fotos: Com sua linda arquitetura de mais de 2 mil anos intacta, ele é ainda mais bonito e impressionante por dentro. Quando entra pela enorme porta você fica maravilhado, é muito grandioso lá dentro.

No teto o óculo central é aberto e quando chove entra água
panteao roma orificios
A água que entra pelo óculo é drenada por um sistema eficaz com 22 furos como estes espalhados pelo chão

FONTANA DI TREVI

Projetada por Nicole Salvi é a maior fonte barroca de Roma, medindo 26 metros de altura por 20 metros de largura e provavelmente, a mais famosa do mundo. Já foi cenário de vários filmes, sendo a mais famosa no filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini veja aqui.

Você já sabe que está chegando na fonte pelo barulhinho d’água. Simplesmente Linda! E tive sorte ou talvez de noite não fique tão cheia de gente, pois deu pra tirar fotos e se aproximar sossegado.

Fontana di Trevi (1735)
Fontana di Trevi (1735)

Comentários das Fotos: Gostamos tanto dessa fonte que voltamos de dia para apreciá-la mais e tomar um sorvete.

Diz a tradição que quem lançar uma moeda à Fontana di Trevi garante o seu regresso à Roma. Então, de costas para a fonte, segura-se a moeda com a mão direita e joga-se sobre o ombro esquerdo.

E claro joguei minha moedinha na fonte pois quero muito voltar à Cidade Eterna.

Um pequeno vídeo que fiz da fontana (quando retornei de dia): aqui

Jantamos em um restaurante perto da Piazza Venezia e encerramos nossos passeios por esse dia, e no caminho ao ponto de ônibus vimos um mini mercado chamado Despar na Corso Vittorio Emanuele II 42, fizemos umas comprinhas básicas, me impressionei com os preços de salame, presunto, são muito baratos.

Uau Que dia! Nesse dia já me apaixonei por Roma.

Mais fotos do Coliseu na página do Facebook:

Piazza Navona: aqui

Panteão: aqui

Fontana di Trevi: aqui

OUTROS POSTS EM ROMA:

> Todos os caminhos levam à Roma

Estação Termini e Roma Pass

Vaticano- Museus do Vaticano

Vaticano- Basílica de São Pedro

Roma- O Coliseu

Roma: Fórum, Fontana, Piazza di Spagna e del Popollo

Igrejas S Maria della Vitória e Basílica S Maria Maggiore e Museu Capitolino

Roma – Pisa – Florença

Anúncios