Olá! Essa é a minha primeira participação na blogagem coletiva da RBBV (Rede de Blogueiros de Viagem) da qual faço parte. O tema da blogagem é sobre o Museum Week.
Museum Week é uma campanha mundial feita pelos museus e instituições culturais francesas em colaboração com o twitter para promover os museus pelo mundo. Esse ano começa do dia 28/03 à 03/04.
Museus do mundo todo estão fazendo um tuitaço durante toda esta semana, com a hashtag #MuseumWeek, e os blogueiros brasileiros estão participando ativamente.
Mas vamos ao post. Vou falar do Museu Meijimura, um museu à céu aberto que fica em Inuyama perto de Nagoya.

O Meijimura foi aberto em 1965, uma idéia do Dr. Yoshiro Taniguchi (primeiro director do Museu Meiji-mura), e do Sr. Moto-o Tsuchikawa (seu colega de escola e ex- vice-presidente Nagoya Rail Road Company), que juntos queriam preservar edifícios valiosos que iam ser destruídos.
Ele mostra a arquitetura do período Meiji (1868-1912). A Era Meiji foi a primeira época do Império no Japão, acabando com o período feudal baseada no xogunato e dos samurais. Foi quando o país foi aberto para o Ocidente.

O Imperador Meiji, trouxe especialistas da Europa e da América para ajudar a modernizar o Japão, e assim nuitos arquitetos ocidentais foram empregados para projetar edifícios mais modernos e também os arquitetos japoneses começaram a se inspirar no ocidente.

O MeijiMura conta a história arquitetônica dessa época. Mais de 60 edifícios foram recolhidos em todo o Japão e agora são exibidos ao ar livre. Pode-se entrar neles, e cada edifício tem uma explicação em Inglês e Japonês, da história por trás da estrutura e seu uso original.
Do Brasil, tem uma casa que ficava em Registro, de imigrantes japoneses.
Embora construída com madeira local, carpinteiros japoneses participaram da construção e foram utilizados métodos japoneses. Também tem casas de imigrantes japoneses de Seattle e Hawaii.

O museu está dividido em 5 áreas. Veja: aqui. É bastante coisa para ver num dia. Uma opção mais rápida é utilizar a locomotiva a vapor (500 ienes, uma vez), bonde (500 ienes, uma vez) ou ônibus da vila (500 ienes, pelo dia). Todos veículos usados na época.
Um dos destaques principais é um hotel de Tokyo, o Imperial Hotel de 1923, que tem na sua construção rocha vulcânica, esculpida em padrões geométricos, tijolos amarelos e ferro-concreto usado para fornecer a força estrutural.

As fotos abaixo são: Cervejaria Kikunoyo de 1868 que ficava em Ginza Kariya. Ponte de Ferro Rokugogawa de 1909 que ficava entre Tokyo e Kawazaki é a mais antiga ponte ferroviária japonesa e a primeira locomotiva a vapor do Bisai Railways, fabricada em 1897 nos Estados Unidos, usada entre Yatomi a Shin- Ichinomiya. Dentro da prisão de Kanazawa de 1907.

Muito legal!!! Parabéns!!
CurtirCurtir
Obrigada Renata 😉
CurtirCurtir
Nunca fui muito chegada em Ásia, mas agora que dei uma fuçada no seu blog, vou ficar mais de olho!
CurtirCurtir
Oi Fer. Eu também antes não era mas morando aqui, agora adoro. Rsrs Volte sempre 😉
CurtirCurtir
Adoro ver construções antigas… incríveis as torres de vigia!
CurtirCurtir
Oi Nini, eu também adoro. Muito legal esse museu 😃
CurtirCurtir
Japão está na nossa lista de próximos destinos. Temos agora mais um motivo para visitar, pois amamos museus em nossas viagens. Marcamos seu blog para referencias para planejamento da viagem…
CurtirCurtir
Oi Marcelo e Myriam. Que legal, Japão é o máximo vocês vão se encantar. Obrigada, qualquer dúvida é só perguntar 😉
CurtirCurtir
que legal! deu vontade de visitar 🙂
CurtirCurtir
Obrigada Gabi!
CurtirCurtir
Lugar incrível. Legal essa reunião arquitetônica buscando a manutenção da história de um povo. Bem diferente a moldagem de um museu assim.
CurtirCurtir
Oi Luis Felipe, verdade o motivo é bem importante, realmente são poucos os prédios que restaram dessa era. E criaram uma mini cidade nesse local, é bem legal 😉
CurtirCurtir
Museus a céu aberto sempre tem um charme diferente! Adorei conhecer esse pelo seu post!!
CurtirCurtir
Verdade, também gosto. Obrigada 😉
CurtirCurtir
Muito interessante, deu vontade de conhecer
CurtirCurtir
Oi! Sim o lugar vale a pena a visita 😃
CurtirCurtir
Essa também foi a minha primeira participação, adorei a blogagem! 🙂 O museu parece muito interessante.
CurtirCurtir
Oi Katarina, legal isso de blogagem coletiva, tanto material bom. É sim, bem diferente.
CurtirCurtir
Gostei bastante de aprender um pouco mais da história do Japão por meio do seu post e o Meijimura. Muito legal!
CurtirCurtir
Oi Renata, obrigada, Também gosto de saber essas coisas quando leio sobre algum lugar. Beijos
CurtirCurtir
O Japão tem uma cultura riquíssima e preservar lugares como esse é super importante. Ótima dica!
CurtirCurtir
Nossa, que lindo. Não sabia da existência de um museu desse tipo no Japão.
CurtirCurtir
Bonito né Cynara. É que ele é mais famoso aqui na região central 😉
CurtirCurtir